Sobre

A motivação maior que me levou a praticar o ciclismo e a criar um blog para fazer esta abordagem é exatamente o fato de que, por algum tempo, passei por alguns problemas pessoais e encontrei refúgio no esporte.

Com a prática, melhorei o meu peso e condicionamento físico a partir dela e tudo isso, foi conquistado através do ciclismo e desde então, continuei mantendo a minha forma e rotina de treino.

Além disso, muitas pessoas acham que é necessário praticar o ciclismo apenas quando se vai competir, contudo, eu pratico e treino juntamente com atletas, porém, nunca gostei e quis competir, pois, acredito que vai muito além disso.

Dessa forma, pedalo para ter um condicionamento tão bom quanto com quem, muitas vezes, participa de campeonatos, de fato. Assim, os pedais que faço são longos e até mesmo, duram o dia todo ou metade do dia.

Sendo assim, tendo uma média boa de prática e experiência, o desejo é passar para outras pessoas que querem praticar e participar de um grupo de pedais que, de inicio, é muito difícil conseguir o ritmo de quem já pratica e tem o condicionamento necessário para caminhos longos.

 Porém, há muitas dicas e cuidados que essas pessoas podem ter para que, progressivamente, conquistem o condicionamento que pessoas que treinam há tempos também já possuem.

Sendo assim, o objetivo central do blog é passar dicas, valores do condicionamento físico nas diferentes idades, alimentação ideal, dentre muitas outras questões que serão trabalhadas aqui para os seguidores do blog.

Condicionamento físico

A definição de condicionamento físico está atrelado ao que diz respeito a capacidade que o corpo possui em resistir diante de desafios físicos, seja eles, ocasionais, rotineiros ou então, inesperados.

Tais desafios associam-se com fatores de desempenho físico, sendo eles, de resistência anaeróbica e aeróbica, de força, flexibilidade, agilidade, potência e velocidade.

A importância do condicionamento físico

Como é de conhecimento geral, praticar qualquer atividade física é de extrema importância tanto para a saúde corporal quanto para o desempenho mental. Dessa forma, a realização de exercícios físicos refere-se a condicionar o corpo, por isso, é tão importante tanto para atletas, como para pessoas comuns.

Porém, não significa que, pessoas comuns para estar condicionadas precisam, obrigatoriamente, praticar atividades físicas intensivas, causando desgaste, como também, não necessitam de exercícios físicos que seja entediante.

Sendo assim, para ter um bom condicionamento físico, o necessário é apenas manter a regularidade na prática e periodicidade, assim, irá ser possível ter uma vida mais saudável e com melhor qualidade.

Já no caso de atletas, o necessário, portanto, é ter uma intensidade maior e sempre conseguir atingir o auge de seu condicionamento físico, aproveitando para executar movimentos específicos com a precisão necessária.

Por fim, o condicionamento físico é de extrema importância, pois, a partir dele, a pessoa pode se beneficiar com suas características e é importante também reconhecer seus benefícios para que sua necessidade quando se fala em dedicação e disciplina podem ser maiores diante de treinos físicos.

Benefícios do condicionamento físico

É possível afirmar que o termo condicionamento físico se relaciona com uma pessoa que não é sedentária e, portanto, consegue enumerar os diversos benefícios a respeito de sua saúde que são resultados de seu bom condicionamento.

Para entender como seria um bom condicionamento físico, basta entender que ele funciona de diferentes maneiras de acordo com o organismo da pessoa. Por exemplo, ele é capaz de reduzir a frequência cardíaca da pessoa em repouso, porém, isso vai varias de pessoa para pessoa.

Por exemplo, uma pessoa em repouso, seja deitada, almoçando ou sentada, possuía uma frequência superior ou igual a noventa batidas, depois de praticar exercícios regularmente, é possível reduzir a setenta batidas por minuto.

Tais economias de batimentos devem ser vistas como muito positivas pelo fato de que pode ser extremamente significativa para o resto de sua vida por conta da redução de esforço de seu coração, beneficiando assim, na longevidade.

Além disso, é possível que a pressão arterial diminua em vista de que há uma melhora no fluxo sanguíneo do organismo e, consequentemente, na contração do músculo do coração.

Ademais, ocorre um melhoramento no que diz respeito ao retorno venoso e tem melhora, também, na redução da resistência periférica já que os vasos sanguíneos se tornam limpos de gordura e mais elásticos, facilitando, assim, a circulação sanguínea.

Outro aspecto que vale a pena ser mencionado é sobre as taxas de gordura e colesterol, pois, com a prática de atividades físicas, as gorduras do organismo são utilizadas como fonte de energia e por isso, diminuem o colesterol e o peso corporal.

Além disso, o coração passa a ter uma distribuição com mais eficácia de sangue para todo o restante do corpo. Com o número alto de mitocôndrias no organismo, é possível transformar os nutrientes em energia corporal.

Dentre outros benefícios proporcionados pelo condicionamento físico, os que mais se destacam e precisam são a melhora de humor, a prevenção e tratamento de determinadas doenças, baixo risco de lesões e boa qualidade de sono.

Ciclismo e condicionamento físico

O ciclismo, considerado como atividade rítmica, pois, repete muitas vezes o mesmo movimento, surgiu na Inglaterra no século XIX, desde então, as bicicletas foram se aperfeiçoando para conseguirem atingir grande velocidade ao pedalar.

Dessa forma, o esporte, hoje, não é somente praticado por atletas profissionais e sim, como praticantes não competidores e também, como forma de lazer do dia a dia.

Portanto, é válido ressaltar, que tal esporte tem um grande impacto na vida dos praticantes, pois, é um excelente meio de treinamento que auxilia na melhora da saúde e do condicionamento físico.

Para que os resultados sejam visíveis e sentidos por cada praticante, o ideal é que tenha uma rotina de prática e principalmente, gostar do que está sendo exercido, pois assim, se torna um lazer e não uma obrigação.

Dessa forma, quanto mais prática, mais disposição o corpo terá, fruto do aumento do condicionamento físico e assim, cada vez mais, é possível aumentar seu ritmo sem grandes esforços e mais benefícios.

Benefícios do Ciclismo

Os benefícios do ciclismo são muitos, tanto para a saúde do corpo físico quanto para a saúde mental, porém, as vantagens que se destacam são:

– Fortalecimento dos músculos;

– Controle da Diabetes;

– Aumento do condicionamento físico;

– Aumento dos níveis de energia;

– Alivia o estresse;

– Auxílio no combate ao câncer;

– Perda de peso;

– Diminuição dos riscos de depressão;

– Melhora do desempenho cognitivo.

Diante de tais benefícios, fica difícil não querer praticar um esporte tão vantajoso e tão prazeroso para quem gosta, porém, não pratica.

Dessa forma, para mais conteúdos envolvendo ciclismo, fique atento às publicações do blog que a proposta é exatamente proporcionar muitas abordagens sobre o tema.

Você cuida das pessoas, mas quem cuida de você?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber as atualizações do blog !

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Strava