Fatos interessantes sobre o mountain bike

Antes de mais nada, uma mountain bike é uma bicicleta projetada para ciclismo off-road, e existem alguns fatos interessantes sobre ela, e porque não dizer, desconhecidos.

Entretanto, existem vários estilos de mountain bike, geralmente elas são definidas pelo terreno em que elas vão ser usadas, e portanto, é preciso saber o tipo de solo para escolher o tipo de bicicleta a ser usada. Os estilos são bem variados.

Contudo, desde dos anos 80, as mountain bikes têm de 7 a 36 velocidades, com 1 a 3 coroas no pedivela e 4 a 12  cog (catracas) no cogset.

Toda via, o primeiro uso conhecido de bicicletas usadas para andar em terreno montanhoso foi em 1896 pelo 25º Corpo de Bicicletas do Exército dos EUA de Infantaria, ou “Buffalo Soldiers”. 

Entretanto, este grupo de soldados partiu de Fort Missoula, Montana, e pedalou até Yellowstone, uma distância de 500 milhas, ou seja, (804 quilômetros) cobrindo vários terrenos irregulares. 

Esta foi a primeira vez que as bicicletas foram usadas, pois, o Exército dos EUA fazia uso de cavalos costumeiramente, para percorrer longas distâncias.

A primeira corrida de Mountain bike

A primeira corrida de Mountain bike que se tem conhecimento aconteceu em 1902 a partir das corridas de rua da época. 

Na sequência os ciclistas da época faziam desvios pelos bosques e campos agrícolas.

Em suma, tudo isso para chegar à linha de chegada o mais rápido possível, Isso foi tão fabuloso que deu origem ao esporte de ciclocross, que surpreendentemente, ainda está em expansão nos dias de hoje.

No entanto em Oregon, no ano de 1966, um membro do clube Chemeketan, D. Gwynn, construiu uma bicicleta para terrenos acidentados, ou seja, para trilhas.

Para tanto, ele a chamou de “Mountain Bike” por conta da finalidade para que ela foi projetada. Com certeza essa foi a primeira bicicleta a usar esse nome.

Entretanto na Inglaterra, no ano de 1968, Geoff Apps, um piloto de testes de motocicletas, começou a experimentar projetos de bicicletas off-road.

O esporte tornou-se popular na década de 1970 no norte da Califórnia, EUA , com os ciclistas usando bicicletas de pneu de balão de velocidade única para descer ladeiras acidentadas. 

Entretanto, essas bicicletas modificadas foram chamadas de ballooners” na Califórnia, “klunkers” no Colorado e “dirt bombers” no Oregon. Joe Breeze, um construtor de quadros de bicicletas, usou essa ideia e desenvolveu o que é considerado a primeira mountain bike.

A primeira mountain bike de produção em massa

A primeira mountain bike de produção em massa foi a Specialized Stumpjumper, produzida pela primeira vez em 1981.

Entretanto com a crescente popularidade das mountain bikes, Randolph (Randy) Ross, vice-presidente executivo da Ross Bicycles Inc.

Contudo, isso foi citado no New York Times dizendo que essas bicicletas são uma das melhores coisas que aconteceram na indústria do ciclismo

Seu visual básico constitui “uma mudança total de imagem” para a indústria.

Em 1982, Brian Skinner teve a ideia da primeira suspensão de mountain bike

Entretanto, um cara chamado Brian Skinner desempenhou um papel significativo no desenvolvimento de peças de mountain bike.

Sobre tudo, principalmente na construção dos componentes Shimano Deore e Deore XT. 

Contudo, poucas pessoas sabem que ele criou a primeira mountain bike com suspensão total, a MCR Descender.

No entanto, na década de 1990, as mountain bikes se tornaram um fenômeno mundial com ciclistas regulares usando-as em todos os tipos de terreno.

Em seguida, quase todos os fabricantes estavam se esforçando para produzir designs cada vez melhores. 

Em seguida, o tamanho de roda mais popular passou a ser de 29 polegadas.

Então, logo em seguida os modelos de bicicleta foram separados em muitas categorias de pilotagem:

  • Cross-Country,
  • Downhill,
  • Free ride,
  • All-Mountain,
  • Trials,
  • Dirt Jumping,
  • Urban,
  • Trail e
  • Mountain Bike Touring.

As Olimpíadas de Atlanta e o mountain bike

O mountain bike foi introduzido nas Olimpíadas de Atlanta de 1996, como um esporte com muito alarde. 

Porem, participaram da competição, mais de 60 bikes, com os ciclistas holandeses e italianos, Bart Brentjens e Paola Pezzo que levaram para casa as primeiras medalhas de ouro do esporte. 

Além disso, o mountain bike continua sendo uma parte popular das Olimpíadas até hoje.

A demais, ao longo das décadas de 1990 e 2000, o mountain bike passou de um esporte pouco conhecido, isto é, para uma atividade mainstream completa com um circuito de corrida internacional.

Logo, um campeonato mundial, além de várias competições de free ride, bem como, o FMB World Tour e o Red Bull Rampage.

Mountain bike mais cara do mundo

Com US $ 1 milhão, a 24k Gold Extreme Mountain Bike é a bicicleta mais cara do mundo. Também é conhecida como “bicicleta gorda”. 

É banhado a ouro com ouro 24k puro e tem uma garrafa de água banhada a ouro. 

Entretanto, o processo de galvanoplastia é usado para revestir a bicicleta. Havia apenas 13 bikes no mercado. Todos eles personalizáveis. 

Toda via, Cada bicicleta tem um logotipo de “THSG” (The House of Solid Gold). Mais de 600 diamantes negros e 500 safiras douradas foram usadas para embelezar o logotipo da THSG.

A maior distância percorrida em 24 horas em uma mountain bike

Realmente a maior distância percorrida em 24 horas com uma mountain bike é de 577,78 km (359,02 milhas) e foi alcançada por Adrian Ellul (Austrália) em McLennon Park, Walkerston, Queensland, Austrália, de 9 a 10 de outubro de 2015.

A maior descida vertical em uma mountain bike em 24 horas (masculino) é de 40.840,5 m (133.991 pés 1 pol.) , de 11 a 12 de outubro de 2018.

O mais longo backflip de mountain bike de sujeira a sujeira é de 100 pés 3 pol e foi alcançado por Cam Zink (EUA) no ESPN World of X Games:

Mammoth Flip apresentado por Monster no Canyon Lodge de Mammoth Mountain em Mammoth Lakes, Califórnia, EUA, em 21 agosto de 2014.

Conclusão

Para terminar, sabemos da grande variedade de modelos para serem usados cada modalidade do mountain bike. E passando ainda por uma grande variedade de transmissões (coroas catracas ou cog’s e corrente).

Apesar de ser um esporte bem ressente, se comparado aos demais, o moutain bike, já foi incluído nas olimpíadas, ou seja, esse esporte foi rapidamente reconhecido.

Entretanto, uma bicicleta pode custar bem caro, se levarmos em conta os materiais usados na sua composição.

Entretanto a moutain bike, não é usada somente para competição, pois ela também é muito usada para o dia a dia enduros e também passeios em grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *