HISTÓRIA SOBRE AS ORIGENS DO MOUNTAIN BIKE

HISTÓRIA SOBRE AS ORIGENS DO MOUNTAIN BIKE

Há muita história, informação e desinformação circulando sobre as origens do mountain bike – algumas que são bem pesquisadas e outras que dependem de quem teve a melhor empresa de relações públicas – e a maior gráfica!

Mountain bike existe de uma forma ou de outra desde o início do ciclismo. Poucas estradas foram pavimentadas no século 19, então a maioria dos primeiros ciclistas andava em estradas de terra ou trilhas.

Alguns exemplos de passeios off-road iniciais se destacam. Um deles é o 25º Corpo de Bicicleta de Infantaria, um regimento de ciclistas que customizava bicicletas para transportar equipamentos em terrenos acidentados.

Em agosto de 1896, os ciclistas, soldados negros e um tenente branco, viajaram de Missoula, Montana, até o Parque Nacional de Yellowstone e voltaram — uma viagem árdua, sem dúvida!

Sua missão: testar a bicicleta para uso militar em terreno montanhoso. No ano seguinte cavalgaram ainda mais longe, de Missoula a St Louis.

 

Velo Cross Club Parisien (VCCP)

Outro exemplo fascinante é o  Velo Cross Club Parisien (VCCP) , formado por cerca de 20 jovens ciclistas dos arredores de Paris.

Sua pilotagem entre 1951 e 1956 foi notavelmente semelhante ao mountain bike atual.

Esses pilotos aprimoraram suas bicicletas francesas 650-B com um extraordinário grau de sofisticação técnica.

Bicicleta de Madeira

A história viu muitas outras ocorrências isoladas de passeios off-road e pessoas que modificaram as bicicletas existentes para uso off-road.

Contudo muitos são pouco lembrados.

Um dos mais conhecidos é John Finley Scott, um entusiasta do ciclismo off-road nos Estados Unidos.

Em 1953, ele montou o que chamou de “Woodsie Bike”, usando um quadro de diamante Schwinn World, pneus balão, guidão plano e câmbio.

O esporte de mountain bike de hoje evoluiu através de uma série de eventos conectados, com o envolvimento de muitas pessoas.

Mt. Tamalpais em Marin County é geralmente considerado como o berço do esporte e do mountain bike.

Gangue do Larkspur Canyon

No final da década de 1960 e início da década de 1970, um grupo de adolescentes Marin conhecido como The Larkspur Canyon Gang andava de bicicleta de balão de velocidade única dos anos 1930-1940 em Mt. Tamalpais e através de Baltimore Canyon em Larkspur, CA. Suas façanhas e atitudes lhes renderam o status de lendas locais e geraram o nascimento do mountain bike à medida que crescia além de seu círculo de amigos.

VCTCard

Em 1973, “Ballooners” havia encontrado seu caminho nos corações e mentes de um grupo de ciclistas de estrada Marin do Velo Club Tamalpais.

Dedicados a competir com suas bicicletas de estrada e usar bicicletas para transporte (muitos deles trabalhando em lojas de bicicletas locais), eles adicionaram o ciclismo off-road às suas paixões de ciclismo.

Entretanto eles localizaram, restauraram e coletaram velhas bicicletas de pneus de balão feitas por Schwinn, Colson, Shelby e outros – retirando partes estranhas dos velhos corcéis de aço macio, mas mantendo os pesados ​​trens de força de uma polegada e disputando quem tinha a pintura original mais legal.

As melhores bicicletas do dia seriam equipadas com componentes vintage de alto desempenho muito procurados, como freios Morrow, freios dianteiros cantilever Schwinn, aros cromados S2, suportes de garfo e pneus BF Goodrich genuínos.

 

Os Ciclistas de Cupertino

Outro exemplo do início dos anos 1970 foi um bando de ciclistas, The Cupertino Riders , também conhecido como Morrow Dirt Club, de 120 quilômetros ao sul de Marin, que estavam modificando suas bicicletas.

Eles estavam enxertando câmbios acionados pelo polegar e freios a tambor acionados por alavanca de motocicleta em seus klunkers para ajudá-los a subir e descer as colinas da baía sul.

Em dezembro de 1974, alguns deles foram a uma corrida de ciclocross em Marin County, onde sua tecnologia foi notada. Depois partiram para outras atividades.

No Condado de Marin, os pilotos off-road não apenas continuaram a pedalar, mas também iniciaram a primeira série de corridas de downhill organizadas.

Eles chamavam isso de Repack, porque eles tinham que “reembalar” seus freios de montanha-russa com graxa fresca após cada corrida.

A graxa se vaporizaria no calor excessivo gerado pela frenagem extrema durante a descida super íngreme.

Mais e mais pilotos da Marin se envolveram. Mais e mais inovações ocorreram.

Eventualmente, os freios de montanha-russa e os trens de acionamento de passo de polegada deram lugar a componentes leves e bicicletas completamente novas com quadros de cromo-molibdênio projetados especificamente para o esporte.

A mídia estava começando a perceber – na verdade, alguns dos pilotos locais também eram escritores, adeptos de espalhar a palavra.

Novos negócios formados para vender bicicletas off-road e comercializá-las. Um renascimento do ciclismo havia começado.

As origens do mountain bike eram totalmente inocentes.

O esporte e a bicicleta surgiram não como uma visão modista de tipos de marketing orientados ao lucro, ou de qualquer pessoa, mas sim como o produto em evolução de verdadeiros entusiastas do ciclismo fazendo o que amavam.

Esses ciclistas descobriram através da diversão e da competição que os antigos “Klunkers” de uma velocidade que estavam usando poderiam ser melhorados com a tecnologia moderna de ciclismo.

Uma inovação levou a outra e o mountain bike nasceu como o conhecemos hoje.

Entretanto de pneus de balão muito antigas. Uma bicicleta em particilarbran tão suave como seda.

Peter Rich da Velo Sport em Berkeley me contratou para uma temporada de Natal para montar bicicletas e ficou intrigado com minha ideia off road.

Ele me mostrou uma armação ovalizada que comprara de um cara em Chico chamado Cabra da Montanha.

Tinha uns caras em Fairfax que estavam produzindo “Mountain Bikes” com o quadro, garfos e guidão Ritchey. 

 

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