Como é o funcionamento da bicicleta elétrica?

Como é o funcionamento da bicicleta elétrica?

As bicicletas elétricas são veículos que combinam a propulsão humana com a assistência de um motor elétrico, tornando o pedalar mais fácil e rápido. 

Elas são uma opção sustentável, econômica e divertida de transporte, lazer e exercício. Mas como é o funcionamento da bicicleta elétrica? 

Quais são as suas principais partes e características? 

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as bikes elétricas.

Quais são as partes de uma bicicleta elétrica?

Uma bicicleta elétrica é composta por várias partes, que podem ser divididas em dois grupos: o sistema de ciclismo e o sistema elétrico.

O sistema de ciclismo é a parte da bicicleta tradicional, que inclui o quadro, o garfo, o guidão, o selim, as rodas, os pneus, os freios, as marchas, a corrente, os pedais, etc. 

Essas partes são responsáveis por dar estrutura, estabilidade, conforto e controle à bicicleta.

O sistema elétrico é a parte que diferencia a bicicleta elétrica da comum, que inclui a bateria, o controlador, o motor, o sensor de pedalada e o display. 

Essas partes são responsáveis por fornecer energia, gerenciar o funcionamento, auxiliar na propulsão, detectar o movimento e mostrar as informações da bicicleta.

Como funciona o sistema elétrico de uma bicicleta elétrica?

O sistema elétrico de uma bicicleta elétrica funciona da seguinte forma:

      • A bateria é a fonte de energia que alimenta o motor e o display. Ela pode ser recarregada na tomada ou em painéis solares, e tem uma autonomia que varia de acordo com a capacidade, o uso e o terreno. A bateria geralmente fica localizada no quadro, no bagageiro ou no tubo inferior da bicicleta.

      • O controlador é o cérebro que gerencia o sistema elétrico. Ele recebe os sinais do sensor de pedalada e do display, e envia a potência adequada para o motor. Ele também controla a velocidade, a aceleração, a frenagem e a proteção do sistema. O controlador geralmente fica escondido dentro do quadro ou da bateria da bicicleta.

      • O motor é o coração que auxilia na propulsão da bicicleta. Ele recebe a energia da bateria e a transforma em força e torque para mover a roda. Ele pode ser de três tipos: dianteiro, traseiro ou central. O motor dianteiro fica na roda dianteira e traciona a bicicleta. O motor traseiro fica na roda traseira e empurra a bicicleta. O motor central fica no eixo do pedal e movimenta a corrente. O motor geralmente tem uma potência que varia de 250 W a 1000 W, e uma velocidade máxima que varia de 25 km/h a 50 km/h, dependendo da legislação de cada país.

      • O sensor de pedalada é o olho que detecta o movimento dos pedais. Ele pode ser de dois tipos: rotacional ou de torque. O sensor rotacional mede a velocidade com que os pedais giram e aciona o motor proporcionalmente. O sensor de torque mede a força que o ciclista aplica nos pedais e aciona o motor proporcionalmente. O sensor de pedalada geralmente fica no eixo do pedal ou na coroa da bicicleta.

      • O display é a tela que mostra as informações da bicicleta, como a velocidade, a distância, o nível da bateria, o modo de assistência, etc. Ele também permite que o ciclista ajuste as configurações do sistema elétrico, como a intensidade da assistência, o limite de velocidade, o tempo de iluminação, etc. O display geralmente fica no guidão da bicicleta.

    Quais são os modos de funcionamento de uma bicicleta elétrica?

    Uma bicicleta elétrica pode funcionar de três modos diferentes, que podem ser selecionados pelo ciclista no display:

        • Modo elétrico: é o modo em que o motor funciona sozinho, sem a necessidade de pedalar. Esse modo é ideal para quem quer descansar as pernas ou enfrentar trechos muito íngremes ou longos. No entanto, esse modo consome mais bateria e pode ser proibido em alguns países.

        • Modo assistido: é o modo em que o motor funciona junto com o pedal, auxiliando o ciclista de acordo com a sua força e velocidade. Esse modo é ideal para quem quer pedalar com mais facilidade e rapidez, sem se cansar muito. Esse modo consome menos bateria e é o mais comum em bicicletas elétricas.

        • Modo manual: é o modo em que o motor fica desligado, e a bicicleta funciona como uma bicicleta comum, dependendo apenas da força do ciclista. Esse modo é ideal para quem quer pedalar com mais esforço e desafio, ou para economizar bateria. Esse modo não consome bateria e é o mais seguro em bicicletas elétricas.

      Conclusão

      O funcionamento da bicicleta elétrica é baseado na combinação entre o sistema de ciclismo e o sistema elétrico, que permitem que a bicicleta se mova com mais facilidade e rapidez. O sistema elétrico é composto pela bateria, o controlador, o motor, o sensor de pedalada e o display, que fornecem energia, gerenciam o funcionamento, auxiliam na propulsão, detectam o movimento e mostram as informações da bicicleta. A bicicleta elétrica pode funcionar em três modos diferentes: elétrico, assistido e manual, que podem ser selecionados pelo ciclista no display.

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