O Que É BCD: Entenda As Diferenças

BCD é um acrônimo (forma abreviada) para Diâmetro do Círculo do Parafuso

É a medida (diâmetro) de um círculo imaginário que passa pelo centro de todos os parafusos em um padrão redondo – como os parafusos da coroa que prendem os anéis ao pedivela. 

Em alguns pedivelas, como as de 4 parafusos, é bastante fácil de medir, mas para estrada e ciclocross com 5 parafusos, não é tão fácil. Aqui está a folha de dicas.

Para coroas e pedivelas, o diâmetro do círculo do parafuso (ou BCD ) é especificado como parte do tamanho e compatibilidade, como:

Especificações:

– 46/36 dentes
– 110 mm BCD, 5 parafusos
– 9, 10 e 11 compatíveis com velocidade

BCD define o posicionamento da localização diametral dos furos dos parafusos da coroa

Em termos leigos, é o tamanho da montagem das coroas e deve ser compatível com o pedivela e as coroas ou elas não serão montadas.

Medidas:

Em pedivelas de 4 parafusos (aquelas com 4 braços na aranha de pedivela – normalmente em Mountain Bikes), a medição pode ser bem simples – apenas meça diretamente ao longo do diâmetro.

Em pedivelas de 3 ou 5 parafusos, as medições podem ser um pouco mais complicadas. ( Pedivelas de 5 parafuso são normalmente usadas com bicicletas de estrada e ciclocross, embora nem sempre).

Felizmente, existem alguns padrões muito bem definidos para o tamanho:

Primeiro, para pedivelas de bicicleta, há o número de orifícios para parafusos – geralmente 4 ou 5.

Em segundo lugar, existem alguns incrementos específicos que são normalmente usados – 104 mm, 110 mm, 130 mm, etc. – que são diferentes para os padrões de 4 versos e 5 parafusos.

NOTA:   Esta discussão assume que os orifícios dos parafusos estão uniformemente espaçados. Alguns pedivelas (novos pedivelas de estrada da Shimano e Campy) não são espaçadas uniformemente – elas têm 4 parafusos, mas o espaçamento entre eles não é uniforme. A medição entre os orifícios dará um resultado incorreto. Para aqueles, você tem que medir transversalmente.

Essas 2 teclas facilitam a criação de uma folha de dicas para correlacionar uma medição fácil com o diâmetro real do círculo do parafuso. 

Basta medir a distância entre os CENTROS de dois orifícios adjacentes no pedivela ou na coroa como mostrado nessas fotos.

As medidas não precisam ser exatas. As partes são exatas, mas se você chegar perto da medição, poderá encontrar o valor na tabela com bastante facilidade.

Em seguida, conte o número de orifícios e, em seguida, use a tabela abaixo para descobrir o diâmetro do círculo do parafuso (BCD) do pedivela ou das coroas.

Por exemplo, se você mediu 2 e 1/2 ″ entre os furos, em um pedivela com 5 parafusos, olhando para a tabela em INGLÊS Medição entre os furos – correlacionada a 5 parafusos no círculo – você verá vários números e 2,55 ″ está muito próximo do seu medido 2,5 ″, então você adivinhará corretamente que é um BCD de 110 mm.

Juntando As Informações

A especificação do BCD é muito fácil quando há apenas um círculo de parafuso no pedivela. 

A maioria das duplas de estrada e ciclocross têm apenas um BCD onde o anel grande e o pequeno são montados. No entanto, esse não é sempre o caso.

Em pedivelas triplas e na maioria das configurações de montanha 2 × 10 (e 2 × 11), há 2 diâmetros de círculo de parafuso – um para o anel grande (ou anéis) e outro para o anel de corrente pequeno. 

Nesse caso, eles geralmente são designados como algo como 104/64 BCD. 

Isso significa diâmetro do círculo do parafuso de 104 mm para o anel maior e diâmetro de 64 mm para o anel menor.

Outros tamanhos comuns com vários círculos (se essa for uma palavra adequada) são 120/80 BCD para montanha de estilo SRAM 2 × 10 e 130/74 BCD para Road Triples.

Finalmente , a designação de 4 parafusos e 5 parafusos é bastante óbvia quando há apenas 1 círculo de parafuso, mas essas designações também são válidas quando há vários círculos de parafuso porque há 4 ou 5 parafusos em cada círculo – mesmo que eles na verdade, tem 8 ou 10 parafusos no total.

Folha De Referências Para Encontrar O Diâmetro Do Círculo Do Parafuso (BCD)

Olhe as fotos e compare com seu pedivela ou coroas. Encontre o número de parafusos no círculo (coluna da esquerda) e a medida aproximada (métrica ou inglesa) entre os furos adjacentes. 

Encontre esses números na tabela e, na coluna da direita, você verá o Diâmetro do Círculo do Parafuso (BCD). 

Use essas informações para comprar as coroas corretas para sua bicicleta.

Novamente, OBSERVE:   Isso se aplica SOMENTE quando os orifícios dos parafusos estão espaçados uniformemente. 

Não se aplicará, por exemplo, os novos pedivelas de 4 parafusos da Shimano e Campy porque os orifícios não são espaçados uniformemente.

Esses pedivelas mais novas também têm um diâmetro de círculo de parafuso, mas você precisará medir diretamente em orifícios opostos para obtê-lo – não, como mostrado na folha de dicas, de centro a centro em orifícios adjacentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *