O que é uma coroa Narrow Wide: e para que serve.

Hoje em dia existem muitas empresas que oferecem coroas Narrow Wide, famosas por possuírem perfis de dentes fora do padrão comum.

Você pode escolher um componente que corresponda perfeitamente ao seu gosto: de qualquer cor e formato.

Alguns fabricantes colocam a gravação em seus produtos, o que é ótimo, mas não melhora o desempenho.

Então, como os diferentes modelos realmente diferem uns dos outros? Em que você deve prestar atenção ao escolher uma coroa Narrow Wide?

Se examinarmos essas questões do ponto de vista técnico, devemos admitir que existem certas diferenças fundamentais entre as coroas regulares e aquelas projetadas para trens de força 1x, por exemplo:

dentes estreitos / largos;

forma modificada de um perfil de dente;

altura do dente.

Cada um dos elementos mencionados acima afeta muito a retenção da corrente.

ALTERNANDO A LARGURA DO DENTE

Para tudo parecer mais claro neste ponto, certamente devemos mergulhar um pouco mais a fundo neste ponto.

Se você olhar mais de perto os elos que compõem a corrente da bicicleta, verá que eles têm larguras diferentes. 

As coroas padrão têm dentes de largura semelhante para acomodar a corrente em seu elo estreito,

mas ao mesmo tempo uma lacuna extra aparece entre os dentes da coroa e o elo largo da corrente.

Essa folga tornará mais fácil para a corrente cair durante o movimento da bicicleta e vibrações causadas pelo movimento da bicicleta. 

A coroa com largura de dente alternada minimiza as lacunas entre os dentes da coroa e os elos largos da corrente para garantir a melhor retenção possível da corrente.

PERFIL DE DENTE

Ao substituir sua coroa de pedivela padrão por uma projetada especificamente para trens

de força 1x, se você quer ter certeza de qual coroa Narrow Wide funcionará

perfeitamente sem qualquer equipamento adicional de bicicleta (guias de corrente,

etc.). A maioria das coroas padrão (GOST, ISO, padrão DIN) falham terrivelmente na

hora de fornecer uma boa retenção de corrente em várias condições, porque foram

projetadas para serem o mais universal possível. Fazer uma solução “universal” neste caso

certamente exigirá muita paciência, o que resultará na lacuna mencionada acima entre a corrente e os dentes da coroa.

Uma ideia que tínhamos em mente ao projetar nossas coroas era fazer um produto que levasse a qualidade da retenção da corrente a um nível totalmente novo. 

No entanto, quando você precisa projetar tal solução, você enfrenta alguns problemas. 

Em primeiro lugar, você não pode simplesmente projetar uma coroa de dentes que permita a retenção máxima para a corrente, porque,

quando a corrente se esticar (irá, eventualmente), tal projeto se transformará de um recurso em uma falha.

Solução

Vários fabricantes tiveram ideias que abrangem sua própria experiência e conhecimento ao projetar uma solução para esse problema. 

A figura abaixo demonstra a forma não eficiente de projetar um perfil de dente de retenção de corrente (“A”) e um adequado (“B”). 

Não leva muito tempo para entender que a solução “B” oferecerá maior retenção da corrente,

enquanto a variante “A” não faz quase nada para evitar a queda da corrente devido ao seu design mais elegante.

É triste que algumas empresas conhecidas implementaram um design de dentes quase padrão para suas coroas mais recentes e há certas dúvidas sobre sua qualidade quando se trata de retenção de corrente.

Outro exemplo demonstra um perfil de dente habilmente projetado e, ainda assim, a altura dos dentes permanece inalterada.

ALTURA DO DENTE

Achamos que a altura dos dentes da coroa é uma das características mais importantes que distinguem uma coroa 1x adequada de uma coroa mal projetada. 

Durante a rotação da coroa, seus dentes devem ser inseridos corretamente nos elos da corrente e ao mesmo tempo extinguir as oscilações transversais da corrente. 

Na realidade, apenas alguns dentes da coroa são importantes durante este engate, conforme ilustrado abaixo (com coroa 30T).

Como você pode ver na foto, a coroa com dentes altos (à direita) evita as oscilações da cadeia transversal com três de seus dentes:

o dente marcado com 

# 1 está totalmente inserido no elo da corrente, 

# 2 segura a corrente com firmeza o suficiente para não deixar cair. 

# 3 apenas começou a envolver, mas já segura a corrente.

A coroa regular (à esquerda) segura a corrente apenas com dois de seus dentes. 

Enquanto o primeiro dente está totalmente engatado, o segundo apenas parcialmente segura a corrente (e pode facilmente soltar a corrente durante uma sacudida de bicicleta pesada). 

O terceiro dente da coroa regular apenas se aproxima do elo da corrente, sem segurá-lo, então a confiabilidade dessa solução é pelo menos 30% pior.

Certos fabricantes se aventuraram a abandonar o design de largura alternada dos dentes em favor de dentes padrão com altura aumentada. 

Por exemplo, Shimano e FSA usam dentes altos com largura de dentes não alternados em seus trens de força 1x. 

Durante nosso próprio teste dessa solução, pudemos descobrir que ela funciona muito bem. 

Ainda há mais testes por vir e é cedo para traçar um limite aqui agora. 

Provavelmente, isso pode se tornar um assunto para nosso próximo artigo.

O diagrama abaixo ilustra nossa comparação da altura dos dentes implementada por vários fabricantes em suas coroas (a precisão está dentro de ± 1 mm).

RESISTÊNCIA AO PÓ

Alguns dos pilotos que usaram coroas estreitas / largas notaram que elas ficam lamacentas muito mais facilmente do que as não estreitas / largas. 

Isso se deve ao fato de que a coroa Narrow Wide remove as lacunas entre os elos da corrente e os dentes da coroa,

o que funciona perfeitamente quando o trem de força está limpo, mas com adesão de lama a eficiência dessa solução desaparece rapidamente

Neste caso, é altamente necessário um compromisso.

A SRAM é uma empresa que foi mais longe ao tentar resolver este problema. Ou eles fizeram?

Nos protótipos das coroas há um recorte especial que evita a aderência e o acúmulo de lama (mostrado na foto abaixo).

 

Como se viu, essa “inovação” não é tão nova. 

A SRAM simplesmente implementou uma solução bem conhecida e amplamente utilizada no motocross. 

Além disso, ao aplicar esse método de remoção de lama em suas amostras de produção,

a SRAM simplificou o projeto de gap de lama para alguns modelos, presumivelmente para manter os custos um pouco baixos.

Testes mostraram que uma solução de remoção de lama eficaz requer a aplicação de uma grande lacuna de lama. 

Na imagem abaixo, uma clássica recessão da coroa Narrow Wide é exibida (A). 

Como a recessão é equidistante do contorno dos dentes, uma lama acumulada não é limpa com eficiência,

o que leva a quedas da corrente como resultado de uma retenção deficiente da corrente.

Ao projetar nossas coroas, passamos por muitas iterações de teste, modificamos e melhoramos seriamente a qualidade de retenção da corrente para os produtos que entregamos ao mercado e compartilhamos com nossos clientes satisfeitos.

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