5 dicas: shorts de ciclismo e saiba qual o seu modelo

5 dicas: shorts de ciclismo

Se você ainda não usa shorts de ciclismo, tem a oportunidade de entrar em um novo mundo de conforto para o ciclismo. Mas para o primeiro contato, esse mundo pode ser um pouco constrangedor. Estas 5 dicas irão ajudá-lo a aprender o que você precisa saber e o que se adequa perfeitamente para a sua necessidade.

1. Porquê calções de ciclismo?

Se você está sentindo algum desconforto no assento enquanto anda de bicicleta, seu primeiro pensamento pode ser experimentar um novo assento. Mas um bom investimento pode ser em um bom short de ciclismo. Os shorts de ciclismo aumentam seu conforto ao pedalar, fornecendo três benefícios principais.

Em primeiro lugar, o acolchoamento do short fornece uma pequena almofada extra entre o seu, traseiro, “assento” e o assento da bicicleta. 

A área acolchoada fornece um contato suave, ao contrário de calças normais e até mesmo de muitos shorts esportivos, que têm uma costura no meio, o que torna o contato áspero, irregular e desconfortável. 

O acolchoamento é conhecido como “camurça”, porque costumava ser feito de material camurça.

Em segundo lugar, os shorts de ciclismo reduzem a fricção, fornecendo um tecido confortável que se move com você enquanto pedala, em vez de esfregar contra sua pele.

Terceiro, os shorts de ciclismo fornecem gerenciamento de umidade. Lycra, Spandex e outros tecidos técnicos usados ​​em shorts de ciclismo promovem a movimentação e evaporação do suor da pele. O algodão usado em jeans e outras calças e shorts “normais” tendem a reter a umidade e mantê-la próxima à pele, o que pode causar excesso de calor, erupções cutâneas e promover o crescimento de bactérias.

2. Selecionando o tipo de shorts para você

Os shorts de ciclismo vêm em muitas variedades. O tipo mais básico sobe até a cintura e desce até logo acima dos joelhos. Para um pouco mais de proteção do sol e de um clima mais frio, você pode optar por “calças curtass” ou “shorts 3/4”, que são um pouco mais longos e chegam até abaixo dos joelhos.

O “bretelle” continua acima da cintura e tem alças semelhantes a um macacão que vão até os ombros. Embora pareçam um pouco estranhos para algumas pessoas no início, uma vez que os experimentam, o conforto sobre os shorts normais e incrível, porque você não precisa se preocupar com os shorts deslizando para baixo ou com o cós se enrolando. 

Entretanto eles ainda são um pouco mais inconvenientes durante as pausas para ir ao banheiro.

Os shorts até a calças curtas com a parte superior em estilo babador são chamados de “calças curtass”.

Os shorts de ciclismo vêm em estilos específicos para mulheres para se ajustar melhor à forma feminina. Shorts básicos para mulheres às vezes vêm em comprimentos mais curtos que chegam até o meio da coxa, o que algumas mulheres preferem. Bermudas, calças curtas e bretelles estão disponíveis em tamanhos específicos para mulheres. Algumas bermudas femininas têm botões que permitem a retirada das alças, para facilitar um pouco a hora de ir ao banheiro.

Também estão disponíveis para as mulheres os “convencionais” de ciclismo, onde o mesmo possui a aparência de uma saia justa e regular preso por baixo e de aparência modesta.

Shorts largos, ou apenas “bermudas”, são shorts de ciclismo que têm o short forro apertado por dentro, mas também uma camada externa que se parece com shorts casuais regulares, geralmente com bolsos cargo. Os shorts largos podem ser um pouco mais quentes do que os shorts normais de ciclismo em dias quentes, mas a camada externa é feita de náilon leve ou material semelhante que ainda tem boa ventilação e controle de umidade.

Algumas bermudas têm o forro interno permanentemente costurado, enquanto outras têm um forro removível. Shorts folgados também estão disponíveis em versões até o comprimento de calças curtas.

3. Experimente antes de comprar

Experimente os diferentes estilos de shorts para descobrir qual você prefere. Lembre-se de que os shorts de ciclismo são projetados para um ajuste ideal quando posicionado para andar de bicicleta, então eles vão parecer um pouco estranhos enquanto você está de pé e caminhando, mas a sensação será muito diferente na sua bicicleta.

Por razões de higiene, use roupas íntimas ao experimentar shorts de ciclismo (homens – use cuecas nesse dia, em vez de Samba-canção).

Shorts de ciclismo geralmente não vêm em tamanhos numerados como calças, mas vêm em pequeno, médio, grande, extragrande e XX-grande. Experimente os maiores primeiro para dar um bom palpite, depois aumente ou diminua o tamanho conforme necessário.

Experimente vários modelos com preços diferentes para encontrar a melhor combinação de desempenho e valor. 

Qual é a diferença entre um short de bicicleta barato e um caro? 

A maioria dos shorts mais baratos usa um tecido básico e uma camurça costurada de uma peça. Os shorts melhores têm um tecido de dupla face que otimiza as propriedades de absorção de umidade. Alguns shorts têm costuras planas na parte interna para mais conforto e usam painéis de tecido com formatos estratégicos para melhor ajuste e movimento. Algumas camurças têm tratamento antibacteriano e várias camadas de espuma em diferentes densidades em locais específicos para um ajuste e conforto ideais.

4. Uso adequado de shorts de ciclismo

Regra # 1 – você NÃO usar cueca sob os shorts de ciclismo. Ter uma cueca de algodão dentro do short de ciclismo anula todos os benefícios oferecidos (controle de fricção, gerenciamento de umidade).

Se você tem shorts ou bretelle, sua camiseta de ciclismo vai SOBRE as alças do bretelle, não por baixo. Portanto, se você os estiver usando corretamente, ninguém deve saber que você está usando bretelle se o virem durante um passeio.

A maioria dos ciclistas de estrada prefere shorts normais de ciclismo, enquanto os ciclistas de montanha gostam de bermudas, porque a camada externa fornece alguma proteção extra contra ervas daninhas e espinhos. No entanto, isso é principalmente uma questão de tradição, e você pode usar o que quiser, seja um ciclista de estrada ou um ciclista de montanha.

Alguns ciclistas que gostam de passear de bicicleta ou de ir para o trabalho gostam de usar shorts largos porque, conforme interagem com as pessoas durante as viagens, eles se parecem mais com uma “pessoa normal” do que com um, “cara da bicicleta”.

Shorts largos com forros removíveis são convenientes para passeios de bicicleta de vários dias, porque você pode usar a mesma camada externa por alguns dias seguidos e apenas colocar um forro novo a cada dia, economizando espaço no que você tem para embalar e carregue sua bicicleta.

Embora os shorts de ciclismo ajudem muito a aumentar o conforto do seu passeio, aplicar um creme (como Chamois Butt’R da Paceline Products ) no interior da camurça pode ajudar ainda mais a reduzir o atrito e irritações durante passeios especialmente longos .

Após o passeio, tire os shorts de ciclismo e tome uma ducha ou banho o mais rápido possível. Apesar da capacidade de absorção de umidade até mesmo dos melhores shorts, uma camurça após um longo dia de passeio torna-se um terreno fértil para bactérias, que podem causar feridas na sela e outros problemas desagradáveis.

5. Cuide de seus shorts

Verifique o rótulo do produto para obter instruções de cuidado adequadas, mas na maioria dos casos, você ficará bem se você lavar seus shorts de ciclismo em água fria na lavagem delicada e pendurá-los ou colocá-los na horizontal para secar. Detergentes ásperos e alvejantes encurtarão a vida útil do tecido, e amaciantes irão “entupir” o material e prejudicar sua capacidade de absorção de umidade.

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