Como diferenciar a transmissão de uma bike de estrada e uma mtb

Como diferenciar a transmissão de uma bike de estrada e uma mtb

A transmissão é o sistema que transforma a força dos pedais em movimento das rodas da bicicleta. Ela é composta por coroas, corrente, cassete, movimento central e pedivela. A transmissão pode variar de acordo com o tipo de bicicleta, o terreno, a velocidade e o desempenho que se deseja obter. Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre a transmissão de uma bike de estrada e uma mtb.

Bike de estrada

Uma bike de estrada é feita para percorrer longas distâncias em velocidades mais altas, em terrenos planos ou com poucas variações de inclinação. Por isso, a transmissão de uma bike de estrada é projetada para ser mais leve, mais aerodinâmica e mais eficiente.

  • Coroas: as coroas são as engrenagens presas ao pedivela. Na bike de estrada, a maioria das bicicletas tem duas coroas, uma maior e uma menor. A coroa maior tem entre 50 e 53 dentes, e a menor entre 34 e 39 dentes. A coroa maior permite uma maior velocidade, e a menor facilita as subidas. As coroas são feitas de alumínio ou carbono, para reduzir o peso e a resistência.
  • Corrente: a corrente é a peça que liga as coroas ao cassete. Na bike de estrada, a corrente é mais fina e mais leve do que na mtb, para diminuir o atrito e o ruído. A corrente tem entre 10 e 12 elos por polegada, e deve ser compatível com o número de marchas do cassete.
  • Cassete: o cassete é o conjunto de engrenagens que fica preso no cubo traseiro. Na bike de estrada, o cassete tem entre 10 e 12 engrenagens, que variam de 11 a 34 dentes. As engrenagens menores permitem uma maior velocidade, e as maiores facilitam as subidas. O cassete é feito de aço, alumínio ou titânio, para reduzir o peso e a resistência.
  • Movimento central: o movimento central é a peça que conecta o pedivela ao quadro da bicicleta. Na bike de estrada, o movimento central é mais estreito e mais leve do que na mtb, para diminuir o arrasto e o peso. O movimento central pode ser de rosca ou de pressão, e deve ser compatível com o pedivela e o quadro.
  • Pedivela: o pedivela são os braços onde são presos os pedais e as coroas. Na bike de estrada, o pedivela é mais longo e mais leve do que na mtb, para aumentar a alavanca e a eficiência. O pedivela pode ter entre 165 e 175 mm de comprimento, e deve ser compatível com o movimento central e as coroas.

Mtb

Uma mtb é feita para andar fora de estrada, em terrenos irregulares, com mais variações de inclinação e obstáculos. Por isso, a transmissão de uma mtb é projetada para ser mais resistente, mais versátil e mais adaptável.

  • Coroas: as coroas são as engrenagens presas ao pedivela. Na mtb, as bicicletas podem ter uma, duas ou três coroas, dependendo do nível e do objetivo do ciclista. A coroa única tem entre 28 e 38 dentes, e é mais simples e leve. As coroas duplas têm entre 22 e 38 dentes, e são mais equilibradas e versáteis. As coroas triplas têm entre 22 e 44 dentes, e são mais completas e variadas. As coroas são feitas de aço, alumínio ou carbono, para aumentar a resistência e a durabilidade.
  • Corrente: a corrente é a peça que liga as coroas ao cassete. Na mtb, a corrente é mais grossa e mais forte do que na bike de estrada, para suportar os impactos e as mudanças de marcha. A corrente tem entre 8 e 12 elos por polegada, e deve ser compatível com o número de marchas do cassete.
  • Cassete: o cassete é o conjunto de engrenagens que fica preso no cubo traseiro. Na mtb, o cassete tem entre 8 e 12 engrenagens, que variam de 11 a 52 dentes. As engrenagens menores permitem uma maior velocidade, e as maiores facilitam as subidas. O cassete é feito de aço, alumínio ou titânio, para aumentar a resistência e a durabilidade.
  • Movimento central: o movimento central é a peça que conecta o pedivela ao quadro da bicicleta. Na mtb, o movimento central é mais largo e mais robusto do que na bike de estrada, para suportar os impactos e a torção. O movimento central pode ser de rosca ou de pressão, e deve ser compatível com o pedivela e o quadro.
  • Pedivela: o pedivela são os braços onde são presos os pedais e as coroas. Na mtb, o pedivela é mais curto e mais pesado do que na bike de estrada, para aumentar a agilidade e a estabilidade. O pedivela pode ter entre 165 e 175 mm de comprimento, e deve ser compatível com o movimento central e as coroas.

Conclusão

A transmissão de uma bike de estrada e uma mtb tem diferenças significativas, que refletem as características e as necessidades de cada modalidade. A transmissão de uma bike de estrada é mais leve, mais aerodinâmica e mais eficiente, enquanto a transmissão de uma mtb é mais resistente, mais versátil e mais adaptável. Para escolher a transmissão ideal para a sua bicicleta, você deve levar em conta o seu tipo, o seu nível, o seu objetivo e o seu terreno de ciclismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *