Como saber qual a marcha normal da bicicleta?

Como saber qual a marcha normal da bicicleta?

A bicicleta é um veículo de duas rodas que se move pela força dos pedais, que giram uma corrente que, por sua vez, gira as rodas. A marcha da bicicleta é o sistema que permite ajustar a relação entre a velocidade dos pedais e a velocidade das rodas, de acordo com o terreno, a inclinação e a preferência do ciclista.

A marcha da bicicleta

A marcha da bicicleta é composta por dois conjuntos de engrenagens: as coroas, que ficam na frente, junto ao pedivela, e o cassete, que fica atrás, junto à roda traseira. Cada conjunto de engrenagens tem um número variável de dentes, que determina o tamanho da engrenagem. Quanto mais dentes, maior a engrenagem, e vice-versa.

A bicicleta também tem dois câmbios: o câmbio dianteiro, que move a corrente entre as coroas, e o câmbio traseiro, que move a corrente entre as engrenagens do cassete. Os câmbios são acionados pelos passadores de marcha, que ficam no guidão da bicicleta. Os passadores de marcha podem ser de diferentes tipos, como alavanca, gatilho ou giratório.

A combinação

A combinação entre as coroas e as engrenagens do cassete resulta no número total de marchas da bicicleta. Por exemplo, uma bicicleta que tem três coroas e sete engrenagens no cassete tem 21 marchas. No entanto, nem todas as marchas são usadas, pois algumas podem causar o cruzamento da corrente, que é quando a corrente fica muito inclinada, podendo danificar os componentes da bicicleta.

A marcha normal 

A marcha normal da bicicleta é aquela que mantém a corrente alinhada, sem cruzamento, e que permite ao ciclista pedalar com uma cadência confortável, sem forçar demais nem ficar muito leve. A marcha normal da bicicleta depende de vários fatores, como o tipo de bicicleta, o tipo de terreno, o nível de condicionamento físico e o estilo de pedalada do ciclista.

De modo geral, a marcha normal da bicicleta pode ser definida como aquela que usa a coroa do meio, no caso de bicicletas com três coroas, ou a coroa maior, no caso de bicicletas com duas ou uma coroa, e uma engrenagem intermediária do cassete, que não seja nem a maior nem a menor. Essa marcha normal da bicicleta é adequada para terrenos planos ou com poucas variações de inclinação, e permite ao ciclista manter uma velocidade constante e moderada.

Para terrenos mais íngremes

Para terrenos mais íngremes, seja para subir ou para descer, o ciclista pode mudar a marcha da bicicleta para se adaptar melhor às condições. Para subir, o ciclista pode usar uma marcha mais leve, que usa uma coroa menor e uma engrenagem maior do cassete, para facilitar o giro dos pedais e reduzir o esforço. Para descer, o ciclista pode usar uma marcha mais pesada, que usa uma coroa maior e uma engrenagem menor do cassete, para aumentar a velocidade e o controle da bicicleta.

A troca de marcha da bicicleta

A troca de marcha da bicicleta deve ser feita de forma suave e gradual, sempre pedalando e sem forçar a corrente. O ciclista deve antecipar a necessidade de mudar a marcha, observando o terreno e a sua sensação de pedalada. O ciclista deve evitar mudar a marcha em momentos de alta tensão, como em curvas, buracos ou obstáculos, pois isso pode causar travamentos ou quebras da corrente.

A marcha da bicicleta é um sistema

A marcha da bicicleta é um sistema que requer cuidados e manutenção, para garantir o seu bom funcionamento e a sua durabilidade. O ciclista deve limpar e lubrificar a corrente e as engrenagens periodicamente, para evitar o acúmulo de sujeira e o desgaste dos componentes. O ciclista também deve verificar e ajustar a tensão do cabo e os limites dos câmbios, para evitar que a corrente saia do lugar ou fique presa.

Resumo

A marcha da bicicleta é um sistema que permite ao ciclista pedalar com mais conforto, eficiência e segurança, adaptando-se às diferentes situações do terreno. A marcha normal da bicicleta é aquela que mantém a corrente alinhada e a pedalada confortável, sem forçar demais nem ficar muito leve. A marcha normal da bicicleta pode variar de acordo com o tipo de bicicleta, o tipo de terreno, o nível de condicionamento físico e o estilo de pedalada do ciclista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *