O que não se deve fazer em uma bike

Para uma grande maioria dos ciclistas urbanos, existem algumas coisas que se deve fazer, e na maioria das vezes elas acabam passando despercebidas, e outras que não se deve fazer e que são praticadas instintivamente por grande parte dos praticantes deste esporte. E sim eu me incluo nisso.

Pedalando fora da ciclovia:

O uso de ciclovias não é obrigatório, Além do mais, há uma crença comum de que os ciclistas são “aconselhados” a usar ciclovias, também é um pouco exagerada, quando se observa alguns pontos.

Portanto, quando se descreve as ciclovias não é citado o perfil do ciclista que tem que fazer uso da mesma, ou seja, apenas que o uso delas depende “da sua habilidade e experiência podendo tornar o seu trajeto mais seguro”.

Porém, é fato que a maioria dos ciclistas escolherá usar ciclovias de boa qualidade onde elas existirem, mas onde forem mal projetadas, cheias de cacos de vidros ou malconservadas, não o farão, ou seja, você tem o direito de fazer sua própria escolha, e a regra apenas reflete isso. 

Pedalando no meio da pista:

  • Eu me referi ao meio da pista, e não à posição principal , porque a última palavra não significa nada para a maioria dos motoristas. Qualquer que seja o nome, isso significa ‘pegar a faixa’, então você está pedalando efetivamente no meio da faixa de rolagem, com o fluxo geral do tráfego, e não à esquerda do tráfego.
 
  • Andar nesta posição pode, em algumas circunstâncias, ser a opção mais segura. Se houver carros estacionados à sua direita, você terá espaço suficiente para evitar que as portas do carro se abram inesperadamente à sua frente. E ainda podendo desencorajar ou impedir que os motoristas ultrapassem onde não há espaço suficiente ou seria inseguro fazê-la, é claro, onde você possa ver e ser visto com mais facilidade.
 
  • Você nem sempre precisa trafegar nesta posição e, dependendo das condições da via e do tráfego, pode optar por andar mais pela direita da faixa, que é conhecido como posição secundária. No entanto, Isso não significa, colar no meio-fio, pois isso, não é obrigado ou melhor, isso não é aconselhado a fazer em qualquer circunstância.
 
  • Alguns motoristas lidam com o mito urbano, compartilhado de que os ciclistas devem se manter à direita para permitir a passagem dos veículos, que se aplica a todos os usuários da estrada. Mas, aconselha-se que você não se deve “segurar uma longa fila de tráfego”, antes de fazer isso com relação especificamente a veículos grandes ou lentos com e ainda “se necessário, pare onde é seguro e deixa o tráfego passar”.
 
  •  A regra não significa que os ciclistas devem encostar imediatamente para deixar o tráfego passar, mas pode ser interpretada por alguns policiais como sugerindo que um ciclista andando no meio da pista (ou ciclistas andando em dois, lado a lado) deve, em algum momento, olhar antes de se mover para a direita ou sinalizar se houver uma fila significativa se formar atrás deles, embora uma questão-chave ainda seja se há uma oportunidade de fazer isso com segurança.

Seguem os artigos na íntegra:

Art.58 Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Art. 201 Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração – média; Penalidade – multa.

Art. 220 Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito: XIII – ao ultrapassar ciclista: Infração – grave; Penalidade …

E finalmente 

Apenas para completar, devo dizer que esta não é uma lista completa de todos os requisitos legais e regras do código que se aplicam aos ciclistas, apenas uma revisão de alguns dos problemas e dúvidas mais comuns. 

Por isso é de grande importância, que um bom censo entre ciclistas e motoristas na hora de trafegar em vias públicas com nossas magrelas. Pois independente das leis são as vidas que realmente importam.

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