Velocidade certa:
- Gerencie a velocidade de entrada na curva para maximizar a velocidade de saída.
- Use o freio antes da curva, diminuindo a velocidade para o necessário para fazer a curva sem frear dentro dela.
- Quanto menos você usar os freios durante a trajetória, melhor.
- As rodas ganham mais aderência quando estão rolando livremente e a suspensão também é mais efetiva.
- Se você estiver olhando fixo para a roda dianteira, não poderá ler o terreno à frente.
- Você já notou como você segue o fluxo quando está seguindo seus amigos?
- Entretanto ter uma referência visual em movimento para olhar para a frente destaca a importância de prever o terreno em vez de ter que reagir no susto.
- Instintivamente, acabamos pegando a linha do meio durante um singletrack.Todavia
- Porém, laterais, costumam ser mais aderentes e rápidas, principalmente se houver lama na trilha.
Cautela nas curvas:
- Nas curvas, é preciso ser prudente ao usar o freio. Frear muito em cima da conversão quase sempre resulta em acidente.
- Porque o ideal é preparar a entrada freando, tangenciando a bike e usando o corpo para fazer uma tomada perfeita.
- Para conseguir isso, deixe o pedal que está do lado de fora da curva para baixo e apoie seu peso nele.
- Portanto, manter o peso no selim acaba elevando o centro de gravidade do conjunto bicicleta/ciclista.
Escolha uma boa trajetória:
- Escolha uma trajetória limpa e consistente. Ignore o caminho de outras pessoas: nem sempre você precisa seguir a forma óbvia de como fazer curvas no MTB.
- Como regra geral, é melhor aproximar-se da curva da maneira mais aberta possível, fechar no meio e sair abrindo novamente.
- Porque é claro que os obstáculos da trilha e as curvas seguintes podem fazer com que nem sempre essa seja a melhor opção.
Use toda tração possível:
- Para começar, mantenha sua postura forte e central, e certifique-se de que seus pedais estejam nivelados paralelos ao chão quando você entrar na curva.
- Portanto nunca deixe o pedal interno para baixo, ele pode tocar no chão e desestabilizar você.
- O resto virá naturalmente com o tempo e a prática.
Identifique o suporte natural na curva:
- Se você está pedalando por trilhas naturais e não existem curvas com parede, procure apoio natural perto do ponto médio e saída da curva.
- Portanto, o caminho natural, ou mesmo uma raiz da árvore coberta pela terra, pode ajudá-lo a servir de apoio quando os pneus estiverem lutando pela aderência.
Não derrape:
- Embora possa parecer legal no momento, travar a roda traseira só levará a uma rotação inconsistente e a uma velocidade de saída reduzida.
- Porque qualquer frenagem que eventualmente você precisa fazer dentro da curva deve ser mínima e distribuída entre os freios dianteiro e traseiro.
Impulso:
- em pleno potencial, você pode impulsionar a bike em curvas, obstáculos e fugas em trilhas apertadas, mantendo um bom fluxo.
- Alem disso, uma engrenagem grande com a assistência forte faz você fluir nas trilhas com o movimento do pedal.
Transpor obstáculos:
- Quando se aproximar de obstáculos (pedra, raiz etc), dando um impulso no pedal para aumentar a aceleração.
Você cuida das pessoas, mas quem cuida de você?
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber as atualizações do blog !
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!