10 dicas para fazer curvas na trilha de bike

Velocidade certa:

  • Gerencie a velocidade de entrada na curva para maximizar a velocidade de saída.
  • Use o freio antes da curva, diminuindo a velocidade para o necessário para fazer a curva sem frear dentro dela.
  • Quanto menos você usar os freios durante a trajetória, melhor.
  • As rodas ganham mais aderência quando estão rolando livremente e a suspensão também é mais efetiva.

Olhe para frente:

  • Se você estiver olhando fixo para a roda dianteira, não poderá ler o terreno à frente.
  • Você já notou como você segue o fluxo quando está seguindo seus amigos?
  • Entretanto ter uma referência visual em movimento para olhar para a frente destaca a importância de prever o terreno em vez de ter que reagir no susto.

Use as laterais:

  • Instintivamente, acabamos pegando a linha do meio durante um singletrack.Todavia
  •  Porém, laterais,  costumam ser mais aderentes e rápidas, principalmente se houver lama na trilha.

Cautela nas curvas:

  • Nas curvas, é preciso ser prudente ao usar o freio. Frear muito em cima da conversão quase sempre resulta em acidente.
  • Porque o ideal é preparar a entrada freando, tangenciando a bike e usando o corpo para fazer uma tomada perfeita.
  • Para conseguir isso, deixe o pedal que está do lado de fora da curva para baixo e apoie seu peso nele.
  • Portanto, manter o peso no selim acaba elevando o centro de gravidade do conjunto bicicleta/ciclista.

Escolha uma boa trajetória:

  • Escolha uma trajetória limpa e consistente. Ignore o caminho de outras pessoas: nem sempre você precisa seguir a forma óbvia de como fazer curvas no MTB.
    c40mais
    Ricardo
  • Como regra geral, é melhor aproximar-se da curva da maneira mais aberta possível, fechar no meio e sair abrindo novamente.
  • Porque é claro que os obstáculos da trilha e as curvas seguintes podem fazer com que nem sempre essa seja a melhor opção. 

Use toda tração possível:

  • Para começar, mantenha sua postura forte e central, e certifique-se de que seus pedais estejam nivelados paralelos ao chão quando você entrar na curva.
  • Portanto nunca deixe o pedal interno para baixo, ele pode tocar no chão e desestabilizar você.
  • O resto virá naturalmente com o tempo e a prática.

Identifique o suporte natural na curva:

  • Se você está pedalando por trilhas naturais e não existem curvas com parede, procure apoio natural perto do ponto médio e saída da curva.
  • Portanto, o caminho natural, ou mesmo uma raiz da árvore coberta pela terra, pode ajudá-lo a servir de apoio quando os pneus estiverem lutando pela aderência.

Não derrape:

  • Embora possa parecer legal no momento, travar a roda traseira só levará a uma rotação inconsistente e a uma velocidade de saída reduzida.
  • Porque qualquer frenagem que eventualmente você precisa fazer dentro da curva deve ser mínima e distribuída entre os freios dianteiro e traseiro.

Impulso:

  • em pleno potencial, você pode impulsionar a bike em curvas, obstáculos e fugas em trilhas apertadas, mantendo um bom fluxo.
  • Alem disso, uma engrenagem grande com a assistência forte faz você fluir nas trilhas com o movimento do pedal.

Transpor obstáculos:

  • Quando se aproximar de obstáculos (pedra, raiz etc), dando um impulso no pedal para aumentar a aceleração.

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