O que é bike urbana?

Até chegar nas bicicletas que conhecemos hoje em dia, as bikes, ao longo dos anos, passaram por muitas mudanças, avanços e foram modernizadas de acordo com a evolução tecnológica.

Para entender um pouco mais sobre a história da bicicleta até aqui, falaremos um pouco mais sobre esse percurso histórico no presente artigo, assim, explicitaremos o que é a bike urbana e quais suas características e modificações ao passar do tempo. Acompanhe abaixo!

Bicicleta
Bicicleta Urbana

Mesmo que os dados históricos que se encontram no Museu de Madrid evidenciem alguns projetos de bicicletas criados pelo Leonardo da Vinci no século XV, os mesmos não conseguiram ser executados.

A primeira e mais velha bicicleta foi nomeada, a princípio, de “cavalinho-de-pau” na França, sendo o seu país de origem. O importante meio de transporte, na época, teve seu surgimento na cidade de Paris no ano de 1818.

A invenção ainda não tinha pedais e não era muito confortável, tanto que as pessoas que andavam, sentiam muito cansaço. Já em 1840, Kirkpatrick Macmillan, ferreiro escocês, teve a ideia de criar uma espécie de pedal.

Essa nova invenção que seria adicionada nas bicicletas era colocada junto a roda traseiro através de um manete e, com essa nova adaptação e avanço, a bicicleta começou a ser mais estável e rápida comparada a sua versão anterior.

No ano de 1855, Pierre Michaux, sendo ele um ferreiro francês especialista quando o assunto era carruagens, inventou, de fato, o pedal. Ele foi instalado, no primeiro momento, em um velocípede que era um veículo com duas rodas traseiras e uma única dianteira.

Dessa forma, deu-se início ao que chamavam de bicicleta moderna e, a primeira bike que possuía correntes ligadas com as rodas foi criada por H. J. Lawson em 1874.

Em 1879, o terceiro modelo, chamado de “Bicyclette” foi projetado por Lawson. Nesse momento, ela já possuía muito mais segurança e estabilidade para quem optava por esse meio de locomoção.

Em 1880, John Kemp Starley elaborou um tipo de bicicleta um pouco mais atualizado e mais semelhante com as bikes que vemos hoje. Com guidão, pedais, correntes, quadro e rodas de borracha.

Contudo, podemos dizer que as bicicletas que mais se aproximam das chamadas bikes urbanas dos dias de hoje tiveram seu surgimento em 1889 quando já eram bem mais avançadas, confortáveis e contavam com algumas tecnologias que os modelos anteriores ainda não continham.

Uma das curiosidades sobre o surgimento das bicicletas é que a fábrica pioneira no mundo surgiu nos anos de 1875 e tinha o nome de Companhia Michaux, essa foi a primeira fábrica que produziu bikes em série no mundo todo.

Um outro aspecto interessante de ser mencionado é que somente nos anos de 1898 as bicicletas vieram para o Brasil por meio das fábricas europeias.

Curiosamente, as bicicletas urbanas surgiram especialmente para o uso de mulheres e, por isso, 

permitiu que elas tivessem mais liberdades de se locomoverem já que antes precisavam se deslocar com grandes carroças conduzidas por homens.

As mulheres francesas e as americanas foram as primeiras a fazerem uso dessa bicicleta e esse foi um marco muito importante na história da mulher na sociedade, porque foi a partir dessa conquista que muitas outras vieram.

Por exemplo, com a liberdade de ir e vir sozinhas, sem precisar que alguém as levassem aos lugares, já que elas não possuíam habilitação para dirigir, elas começaram exigir outros direitos.

Foi então que tiveram mais participação nas ocupações, como lutaram para ter direito ao voto, a terem propriedade e a terem importância ao assinar contratos, puderam ser mais ativas e importantes socialmente.

Dessa forma, vemos que a história da bike urbana não é somente pura e simplesmente uma criação, mas sim uma invenção que beneficiou as mulheres e contribuiu para a luta das mesmas.

Por fim, as bicicletas urbanas, são marcadas por suas características e até por conta disso, inicialmente, elas foram criadas pensando nas mulheres, pois nelas contém:

 

 

  • Maior conforto;

  • Aros maiores (70 cm de diâmetro);

  • Rolagem eficiente e suave para asfalto;

  • Selins macios e grandes;

  • Geometria de quadro que deixa o ciclista mais em pé, proporcionando maior velocidade e estabilidade;

  • Acessórios (bagageiro, para-lama, luzes de segurança, etc.);

  • Próprias para ruas, parques e ciclovias.

Além disso, um outro fator muito interessante de ser mencionado é que as bicicletas urbanas são mais em conta do que as outras bikes, por exemplo, as de fazer trilha ou as híbridas.

Por isso, se o objetivo é somente andar dentro da cidade, seja como meio de transporte para trabalho, faculdade ou passeio, a bike urbana é a melhor opção do mercado. 

Primeiro porque vai atender todas as suas expectativas e ainda você não pagará muito além do necessário para que suas necessidades sejam atendidas.

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1 comentário


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