Se você deseja praticar ciclismo e não sabe por onde começar ou o que é preciso, mostraremos no presente artigo tudo o que você precisa saber antes de iniciar a prática.

Escolher a bicicleta
Para praticar ciclismo, é preciso avaliar o tipo de bicicleta e escolher uma adequada de acordo com o seu biotipo.
Contudo se a escolha não for feita da maneira correta, o corpo apresentará sintomas bastante desagradáveis, por exemplo, dores na lombar e, em casos mais extremos, lesões.

Toda via para evitar qualquer tipo de problema, o aconselhável é fazer uma avaliação personalizada com profissionais, assim, eles medirão sua perna, braço e tronco, adequando todas as suas necessidades com uma bicicleta compatível para a sua atividade de ciclismo.
Além disso, há sites que podem ajudar no cálculo do tipo adequado de bicicleta assim que você inserir suas medidas nas lacunas que precisam ser preenchidas individualmente.
Contudo é importante também levar em consideração o objetivo que você terá dentro da prática, intensidade e qual estilo de treino você optará. Isso será indispensável para você escolher a bicicleta perfeita para você.
Estar preparado para fazer reparos
É muito bom andar de bicicleta e não pensar em mais nada além da sensação de liberdade maravilhosa que todos sentem durante a pratica do ciclismo.
Entretanto em contrapartida, você precisa estar preparado caso for preciso fazer alguns reparos básicos na sua bike.
Para tanto é necessário, dessa forma, ter um kit de ferramentas para caso acontecer qualquer coisa, por exemplo, furo no pneu, câmbio desregulado, bomba para encher o pneu caso ele murche, dentre outros infortúnios que podem ocorrer durante o percurso.
Conhecer bem a sua bicicleta
Conhecer a sua bike é imprescindível para você analisar se ela está funcionando tranquilamente e como de costume ou se está com algum barulho diferente ou qualquer outra coisa que possa incomodar você durante o seu percurso.
Ademais, manter a bicicleta revisada nunca é demais e, assim, você evitará problemas que possam comprometer seus próximos dias.
Saber trocar de marcha
Para economizar energia, o câmbio é o seu melhor amigo.
Entretanto por isso, saber trocar de marcha nos momentos certos é muito importante não só pela energia ao pedalar, mas também por questão de segurança do ciclista.
Contudo erros ao trocar a marcha pode acarretar em problemas indesejados, por exemplo, a corrente pode se soltar e você pode sofrer um acidente dependendo da velocidade, inclinação, etc.
Se alimentar e se hidratar
A alimentação e hidratação são fatores extremamente importantes na pratica do ciclismo.
Deste modo para entender isso, basta pensar que um carro não funciona se estiver sem combustível e a bicicleta não funciona se o ciclista não estiver preparado para o percurso.
Além disso, sem as condições físicas necessárias, dificilmente a pessoa conseguirá cumprir com o seu treino com excelência e ter os benefícios que procura dentro do ciclismo.

Cuidar da própria segurança
É preciso adquirir o costume de usar equipamentos e acessórios que garantirá sua segurança durante o pedal.
Entretanto luzes ou adesivos que brilham, dentre outros instrumentos refletores precisam ser instalados na frente e atrás da bicicleta.
Isso pelo fato de que você precisa alertar sua presença aos demais que dividem as vias com você, podendo ser carros, motos, caminhões ou até mesmo outros ciclistas que estarão treinando também.
Além dos mencionados, se você achar adequado e preciso, o uso de uma campainha pode ser necessário também.
Algumas bicicletas já vêm com elas instaladas de fábrica, outras não e, nesses casos, você precisaria adquirir a parte.

Encontrar um grupo de passeio
Andar sozinho pode ser desanimador e até perigoso dependendo do local que você optar por andar.
Contudo de estiver em grupo, você estará mais seguro no quesito de se acontecer alguma coisa, terão mais pessoas para te auxiliar.
Ademais, pense que com mais ciclistas, você terá dicas de experientes e auxílio deles para possíveis melhorias durante o caminho percorrido.

Fazer alongamentos antes e depois de andar de bike
Muitos ignoram, porém, fazer alongamentos é muito importante e tem que ser feito antes e depois de cada exercício realizado, seja ele qual for.
Ou seja, dessa forma, não ignore essa etapa importante e realize sempre para que seu corpo tenha o desempenho adequado.
Manter distância de outros veículos
O grande erro de alguns ciclistas é manter uma proximidade muito grande dos carros.
Toda via o ideal é 1,5 m para evitar possíveis acidentes, além disso, é preciso respeitar para ser respeitado.
E para tanto respeite a distância necessária e, com isso, você não levará buzinadas de carros ou sairá como errado em determinadas situações.

Conhecer os locais que irá percorrer
Cair de bicicleta é bastante comum, porém, se você conhecer o local por onde percorre,
ai sim, as quedas podem ser evitadas pelo fato de que você já terá malícia e saberá quais pontos podem ser perigosos ou que tenham algum obstáculo.
Dessa forma, conhecer por onde anda pode garantir sua segurança e evitar que você caía e tenha ferimentos desagradáveis que possam te desanimar de alguma maneira.

Link permanente
Você fez alguns pontos decentes lá. Fiz uma pesquisa sobre o assunto e descobri que a maioria das pessoas concorda com o seu site. Yvette Niel Stinson
Link permanente
Fico feliz em saber! Muito obrigado.
Link permanente
Obrigado por entregar muitos desses artigos substanciais. Jasmine Gearalt Amabel
Link permanente
Ótimo! Que bom que gostou.
Link permanente
Mas quero dar uma opinião sobre algumas coisas gerais, o padrão do site é perfeito, o conteúdo é excelente: D. Sukey Jourdain Humo
Link permanente
Você faz com que seu site seja claro, conciso e extremamente amigável. Diana Krishnah Paik