Na pandemia as bicicletas elétricas ficaram cada dia mais populares, de forma que nunca tinha se visto antes, e com a chegada no mercado nacional se pergunta até que ponto o uso deste equipamento se faz legal?
E pensando nisso pesquisamos alguns parâmetros usados por outros países.
Principais diferenças
A maior diferença entre uma bicicleta elétrica e uma moto, é que a e-bike só pode ajudar o seu piloto, pois, seu motor não pode ser a única fonte de energia para a bicicleta.
Entretanto para esclarecer, para que uma bicicleta elétrica seja legal, em muitos países ela só pode ajudar um ciclista a até 25 km/h (aproximadamente 15,5 mph). Isso se aplica à maior parte da Europa e Austrália – se você mora nos EUA, continue lendo.
Esclarecendo a legislação
Fora dos EUA, o motor contido na moto só pode ter no máximo 250w e não pode ser operado por um acelerador como você encontra em uma moto convencional. O que, infelizmente, significa que você terá que usar as pernas para acionar o motor por meio da pedalada!
Toda via as regras nos EUA são um pouco mais difíceis de seguir, pois as leis podem variar de estado para estado, e a lei federal sobre e-bikes pode dizer algo diferente novamente.
Entretanto a associação de Fornecedores de Produtos de Bicicleta procurou esclarecer parte da confusão, colocando e-bikes em um sistema de três classes, todas limitadas a motores de 750 watts.
Classificação das e-bikes
As leis que cercam onde e quem pode andar em qual classe de e-bikes também variam de estado para estado, mas a versão TL:DR é classe 1 e 2 são permitidas em qualquer lugar onde as bicicletas são permitidas, e a classe 3 está bem em estradas e ciclovias, mas não caminhos multiuso, e têm regras sobre uso de capacete e idade mínima do ciclista. Felizmente, o pessoal adorável da People for Bikes tem um guia prático que quebra as regras por estado.
- Classe 1: o motor só entra em ação quando o ciclista está pedalando e está limitado a 20 mph
- Classe 2: O motor é limitado a 20 mph e pode fornecer assistência se o ciclista estiver pedalando ou não
- Classe 3: o motor oferece assistência ao pedal, é limitado a 28 mph e deve ser equipado com um velocímetro.
Conclusão
Diante dessa perspectiva relacionada ao mundo das bicicletas, estamos lhe dando com uma tecnologia relativamente nova. E que é preciso conhecer um pouco mais para não comprar a e-bike para um uso que não é o seu.
E então, já se decidiu qual a e-bike vai querer comprar para usar no seu dia a dia, ou para as trilhas de fim de semana?
Você cuida das pessoas, mas quem cuida de você?
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