Conheça os grupos da SRAM para MTB: do básico ao topo de linha

Conheça os grupos da SRAM para MTB: do básico ao topo de linha

A SRAM é uma empresa norte-americana que fabrica componentes para bicicletas, especialmente para MTB.

A SRAM é conhecida por sua inovação e qualidade, oferecendo soluções para diferentes níveis de ciclistas, desde os iniciantes até os profissionais.

Neste artigo, vamos conhecer a hierarquia dos grupos da SRAM para MTB, ou seja, a ordem de qualidade e desempenho dos seus conjuntos de transmissão.

Os grupos da SRAM para MTB são divididos em duas categorias principais: a linha Eagle e as linhas de 10 e 11 velocidades.

A linha Eagle é a mais recente e avançada da SRAM, que aposta na tecnologia de 12 velocidades no cassete, com apenas uma coroa na frente.

As linhas de 10 e 11 velocidades são as mais antigas e tradicionais da SRAM, que usam duas ou três coroas na frente e 10 ou 11 velocidades no cassete.

Dentro de cada categoria, existem vários modelos de grupos, que variam em termos de materiais, peso, design, tecnologia e preço. Vamos ver cada um deles em detalhes.

 

Linha Eagle

A linha Eagle é a mais moderna e sofisticada da SRAM, que introduziu o conceito de 12 velocidades no MTB.

A linha Eagle tem como principal característica o uso de uma única coroa na frente, que elimina a necessidade de um câmbio dianteiro e simplifica a troca de marchas.

O cassete da linha Eagle tem 12 velocidades, com uma variação de 10 a 50 dentes, que proporciona uma ampla faixa de relações para diferentes terrenos e situações.

A linha Eagle é composta pelos seguintes grupos, do mais simples ao mais avançado:

  • SX Eagle: é o grupo de entrada da linha Eagle, que oferece a tecnologia de 12 velocidades a um preço acessível.

O SX Eagle tem um câmbio traseiro de alumínio e aço, um cassete de aço com padrão Shimano, um pedivela de alumínio e uma corrente de 12 velocidades.

O SX Eagle é indicado para ciclistas iniciantes ou intermediários, que buscam uma transmissão simples e eficiente.

 

  • NX Eagle: é o grupo intermediário da linha Eagle, que oferece uma melhor qualidade e durabilidade que o SX Eagle.

O NX Eagle tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço com padrão SRAM XD, um pedivela de alumínio e uma corrente de 12 velocidades.

O NX Eagle é indicado para ciclistas intermediários ou avançados, que buscam uma transmissão confiável e resistente.

 

  • GX Eagle: é o grupo mais popular da linha Eagle, que oferece uma ótima relação custo-benefício.

O GX Eagle tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço com construção em peça única, um pedivela de alumínio e uma corrente de 12 velocidades.

O GX Eagle é indicado para ciclistas avançados ou competitivos, que buscam uma transmissão de alto desempenho e versatilidade.

  • X01 Eagle: é o grupo mais sofisticado da linha Eagle, que oferece uma qualidade e desempenho superiores.

O X01 Eagle tem um câmbio traseiro de carbono e alumínio, um cassete de aço e alumínio com construção em peça única, um pedivela de carbono e uma corrente de 12 velocidades.

O X01 Eagle é indicado para ciclistas competitivos ou profissionais, que buscam uma transmissão de elite e precisão.

  • XX1 Eagle: é o grupo mais premium da linha Eagle, que oferece o máximo de qualidade e desempenho.

O XX1 Eagle tem um câmbio traseiro de carbono e titânio, um cassete de aço e titânio com construção em peça única, um pedivela de carbono e uma corrente de 12 velocidades.

O XX1 Eagle é indicado para ciclistas profissionais ou exigentes, que buscam uma transmissão de excelência e leveza.

Além dos grupos acima, a linha Eagle também conta com as versões AXS, que são os grupos eletrônicos da SRAM, que usam a tecnologia sem fio para controlar as trocas de marchas.

Os grupos AXS estão disponíveis nos modelos XX1 Eagle AXS e X01 Eagle AXS, que são os mais avançados e inovadores da SRAM.

Os grupos AXS têm como vantagens a rapidez, a precisão, a personalização e a integração das trocas de marchas, além de um mecanismo de proteção contra impactos.

Os grupos AXS são indicados para ciclistas que querem o que há de mais moderno e sofisticado em transmissão.

Linhas de 10 e 11 velocidades

As linhas de 10 e 11 velocidades são as linhas mais antigas e tradicionais da SRAM, que usam duas ou três coroas na frente e 10 ou 11 velocidades no cassete.

As linhas de 10 e 11 velocidades têm como principal característica o uso de um câmbio dianteiro, que aumenta a complexidade e o peso da transmissão, mas também amplia as opções de relações de marchas.

As linhas de 10 e 11 velocidades são compostas pelos seguintes grupos, do mais simples ao mais avançado:

  • X3: é o grupo de entrada da SRAM, que oferece uma transmissão básica e econômica.

O X3 tem um câmbio traseiro de aço e plástico, um cassete de aço de 7 ou 8 velocidades, um pedivela de aço e alumínio de 3 coroas e uma corrente de 7 ou 8 velocidades.

O X3 é indicado para ciclistas iniciantes ou recreativos, que buscam uma transmissão funcional e barata.

  • X4: é o grupo intermediário da SRAM, que oferece uma transmissão mais robusta e confiável que o X3.

O X4 tem um câmbio traseiro de aço e alumínio, um cassete de aço de 8 ou 9 velocidades, um pedivela de aço e alumínio de 3 coroas e uma corrente de 8 ou 9 velocidades.

O X4 é indicado para ciclistas iniciantes ou intermediários, que buscam uma transmissão mais resistente e durável.

 

  • X5: é o grupo mais popular da SRAM, que oferece uma transmissão de boa qualidade e desempenho.

O X5 tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço de 9 ou 10 velocidades, um pedivela de alumínio de 2 ou 3 coroas e uma corrente de 9 ou 10 velocidades.

O X5 é indicado para ciclistas intermediários ou avançados, que buscam uma transmissão de bom custo-benefício e versatilidade.

 

  • X7: é o grupo mais sofisticado da SRAM, que oferece uma transmissão de alta qualidade e desempenho.

O X7 tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço de 10 velocidades, um pedivela de alumínio de 2 ou 3 coroas e uma corrente de 10 velocidades.

O X7 é indicado para ciclistas avançados ou competitivos, que buscam uma transmissão de alto rendimento e precisão.

 

  • X9: é o grupo mais premium da SRAM, que oferece o máximo de qualidade e desempenho. 

O X9 tem um câmbio traseiro de alumínio e carbono, um cassete de aço e alumínio de 10 velocidades, um pedivela de alumínio e carbono de 2 ou 3 coroas e uma corrente de 10 velocidades.

O X9 é indicado para ciclistas competitivos ou profissionais, que buscam uma transmissão de excelência e leveza.

Além dos grupos acima, a SRAM também conta com os grupos especiais para MTB, que são os grupos voltados para modalidades específicas, como downhill, enduro e e-bike.

Os grupos especiais são os seguintes:

  • GX DH:

é o grupo voltado para o downhill, que oferece uma transmissão de 7 velocidades, com uma coroa única na frente e um cassete de 11 a 25 dentes. 

O GX DH tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço, um pediv

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