Conheça os grupos da SRAM para MTB: do básico ao topo de linha
A SRAM é uma empresa norte-americana que fabrica componentes para bicicletas, especialmente para MTB.
A SRAM é conhecida por sua inovação e qualidade, oferecendo soluções para diferentes níveis de ciclistas, desde os iniciantes até os profissionais.
Neste artigo, vamos conhecer a hierarquia dos grupos da SRAM para MTB, ou seja, a ordem de qualidade e desempenho dos seus conjuntos de transmissão.
Os grupos da SRAM para MTB são divididos em duas categorias principais: a linha Eagle e as linhas de 10 e 11 velocidades.
A linha Eagle é a mais recente e avançada da SRAM, que aposta na tecnologia de 12 velocidades no cassete, com apenas uma coroa na frente.
As linhas de 10 e 11 velocidades são as mais antigas e tradicionais da SRAM, que usam duas ou três coroas na frente e 10 ou 11 velocidades no cassete.
Dentro de cada categoria, existem vários modelos de grupos, que variam em termos de materiais, peso, design, tecnologia e preço. Vamos ver cada um deles em detalhes.
Linha Eagle
A linha Eagle é a mais moderna e sofisticada da SRAM, que introduziu o conceito de 12 velocidades no MTB.
A linha Eagle tem como principal característica o uso de uma única coroa na frente, que elimina a necessidade de um câmbio dianteiro e simplifica a troca de marchas.
O cassete da linha Eagle tem 12 velocidades, com uma variação de 10 a 50 dentes, que proporciona uma ampla faixa de relações para diferentes terrenos e situações.
A linha Eagle é composta pelos seguintes grupos, do mais simples ao mais avançado:
- SX Eagle: é o grupo de entrada da linha Eagle, que oferece a tecnologia de 12 velocidades a um preço acessível.
O SX Eagle tem um câmbio traseiro de alumínio e aço, um cassete de aço com padrão Shimano, um pedivela de alumínio e uma corrente de 12 velocidades.
O SX Eagle é indicado para ciclistas iniciantes ou intermediários, que buscam uma transmissão simples e eficiente.
- NX Eagle: é o grupo intermediário da linha Eagle, que oferece uma melhor qualidade e durabilidade que o SX Eagle.
O NX Eagle tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço com padrão SRAM XD, um pedivela de alumínio e uma corrente de 12 velocidades.
O NX Eagle é indicado para ciclistas intermediários ou avançados, que buscam uma transmissão confiável e resistente.
- GX Eagle: é o grupo mais popular da linha Eagle, que oferece uma ótima relação custo-benefício.
O GX Eagle tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço com construção em peça única, um pedivela de alumínio e uma corrente de 12 velocidades.
O GX Eagle é indicado para ciclistas avançados ou competitivos, que buscam uma transmissão de alto desempenho e versatilidade.
- X01 Eagle: é o grupo mais sofisticado da linha Eagle, que oferece uma qualidade e desempenho superiores.
O X01 Eagle tem um câmbio traseiro de carbono e alumínio, um cassete de aço e alumínio com construção em peça única, um pedivela de carbono e uma corrente de 12 velocidades.
O X01 Eagle é indicado para ciclistas competitivos ou profissionais, que buscam uma transmissão de elite e precisão.
O XX1 Eagle tem um câmbio traseiro de carbono e titânio, um cassete de aço e titânio com construção em peça única, um pedivela de carbono e uma corrente de 12 velocidades.
O XX1 Eagle é indicado para ciclistas profissionais ou exigentes, que buscam uma transmissão de excelência e leveza.
Além dos grupos acima, a linha Eagle também conta com as versões AXS, que são os grupos eletrônicos da SRAM, que usam a tecnologia sem fio para controlar as trocas de marchas.
Os grupos AXS estão disponíveis nos modelos XX1 Eagle AXS e X01 Eagle AXS, que são os mais avançados e inovadores da SRAM.
Os grupos AXS têm como vantagens a rapidez, a precisão, a personalização e a integração das trocas de marchas, além de um mecanismo de proteção contra impactos.
Os grupos AXS são indicados para ciclistas que querem o que há de mais moderno e sofisticado em transmissão.
Linhas de 10 e 11 velocidades
As linhas de 10 e 11 velocidades são as linhas mais antigas e tradicionais da SRAM, que usam duas ou três coroas na frente e 10 ou 11 velocidades no cassete.
As linhas de 10 e 11 velocidades têm como principal característica o uso de um câmbio dianteiro, que aumenta a complexidade e o peso da transmissão, mas também amplia as opções de relações de marchas.
As linhas de 10 e 11 velocidades são compostas pelos seguintes grupos, do mais simples ao mais avançado:
- X3: é o grupo de entrada da SRAM, que oferece uma transmissão básica e econômica.
O X3 tem um câmbio traseiro de aço e plástico, um cassete de aço de 7 ou 8 velocidades, um pedivela de aço e alumínio de 3 coroas e uma corrente de 7 ou 8 velocidades.
O X3 é indicado para ciclistas iniciantes ou recreativos, que buscam uma transmissão funcional e barata.
- X4: é o grupo intermediário da SRAM, que oferece uma transmissão mais robusta e confiável que o X3.
O X4 tem um câmbio traseiro de aço e alumínio, um cassete de aço de 8 ou 9 velocidades, um pedivela de aço e alumínio de 3 coroas e uma corrente de 8 ou 9 velocidades.
O X4 é indicado para ciclistas iniciantes ou intermediários, que buscam uma transmissão mais resistente e durável.
- X5: é o grupo mais popular da SRAM, que oferece uma transmissão de boa qualidade e desempenho.
O X5 tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço de 9 ou 10 velocidades, um pedivela de alumínio de 2 ou 3 coroas e uma corrente de 9 ou 10 velocidades.
O X5 é indicado para ciclistas intermediários ou avançados, que buscam uma transmissão de bom custo-benefício e versatilidade.
- X7: é o grupo mais sofisticado da SRAM, que oferece uma transmissão de alta qualidade e desempenho.
O X7 tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço de 10 velocidades, um pedivela de alumínio de 2 ou 3 coroas e uma corrente de 10 velocidades.
O X7 é indicado para ciclistas avançados ou competitivos, que buscam uma transmissão de alto rendimento e precisão.
- X9: é o grupo mais premium da SRAM, que oferece o máximo de qualidade e desempenho.
O X9 tem um câmbio traseiro de alumínio e carbono, um cassete de aço e alumínio de 10 velocidades, um pedivela de alumínio e carbono de 2 ou 3 coroas e uma corrente de 10 velocidades.
O X9 é indicado para ciclistas competitivos ou profissionais, que buscam uma transmissão de excelência e leveza.
- GX DH:
é o grupo voltado para o downhill, que oferece uma transmissão de 7 velocidades, com uma coroa única na frente e um cassete de 11 a 25 dentes.
O GX DH tem um câmbio traseiro de alumínio, um cassete de aço, um pediv