C40mais – 12 erros de iniciante no pedal e como evitar: dicas

Todos já cometemos erros de iniciante no pedal. Entretanto na esperança de ajudar os novos praticantes a evitar os maiores erros, aqui está uma dúzia de erros clássicos que você deve evitar.

Altura do selim errada

Se sua sela estiver muito baixa, você se sentirá desconfortável e menos eficiente.

Se for muito alto, você corre o risco de lesões nos tendões e nas articulações,

e balançar de um lado para o outro para pedalar.

Existem várias maneiras de determinar a altura do selim,

mas a regra prática mais útil é que seu joelho deve estar a 25-35 ° da reta quando o pedal está na parte inferior do pedivela.

Não usar as marchas

É bem comum, vemos novatos avançando na marcha mais alta de suas bicicletas e subindo as inclinações mais suaves.

Mais raramente, um novato esteja girando as pernas furiosamente enquanto caminha a 5 km/h 

porque a bike está em marcha lenta e, aparentemente, vai permanecer assim (amassando o barro).

Você pensaria que veteranos estariam acostumados com os mecanismos de controle da bike

mas às vezes com quatro alavancas para operar, as engrenagens de uma bicicleta são muito 

mais complicadas do que as de um carro, e está longe de ser óbvio o que todas essas alavancas fazem.

Iniciantes atrapalhados pelas engrenagens devem fazer duas coisas: perguntar e brincar.

Pergunte à sua loja de bicicletas como usar as marchas.

Faça com que eles mostrem quais são as marchas mais fáceis que o levam a subir colinas, 

quais são as marchas rápidas para velocidade em terrenos planos e descidas e como mudar para elas.

Brinque com as marchasVá para algum lugar tranquilo, como ruas secundárias ou um 

estacionamento quando o supermercado estiver fechado e dê uma volta, trocando de marcha.  

Troque entre as coroas, usando as alavancas de câmbio do lado esquerdo da barra

e sinta como é mais difícil pedalar na coroa grande e mais fácil na pequena.

Brinque com as marchas traseiras, usando as alavancas da direita.

Você notará que as diferenças são menores do que na frente, o que permite que você ajuste o equipamento que está usando.

Comprar uma bicicleta com marcha muito alta

A popularidade dos grupos de transmissão “compactos”, com marchas menores do que as usadas pelos ciclistas, 

significa que isso é menos problemático do que costumava ser, mas vale a pena mencionar de qualquer maneira.

Algumas bicicletas de estrada vêm com faixas de marchas altas porque são projetadas especificamente para corridas.

A menos que você more nos áreas planas ou pretenda correr, você quer uma bicicleta 

com marchas mais baixas para que possa subir com mais facilidade.

A característica que você tem que evitar é um pé de vela com coroas de 53 e 39 dentes. 

Em vez disso, opte por um compacto, com coroas de 50 e 34 dentes.

Dê uma olhada no cassete (engrenagem da roda traseira) também.

Uma roda dentada com uma faixa de 11 a 23 dentes é para corridas ou campos planos.

Procure por uma cassete (roda dentada) maior com 28, 30 ou 32 dentes, que proporcionará 

uma engrenagem de velocidade baixa para que você possa girar mais facilmente em subidas.

Não usar o serviço / revisão de 30 dias

A maioria das lojas oferece um serviço gratuito 30 dias após a compra da bicicleta.

Isso dá à oficina a chance de verificar se as marchas e os freios estão funcionando corretamente depois que os cabos foram colocados no lugar e de verificar se as rodas estão corretas.

No entanto, um número surpreendente de pessoas não leva suas bicicletas para esse cheque grátis.

É uma pena porque, além da verificação mecânica útil, é uma ótima oportunidade para 

conversar com o pessoal da sua loja de bicicletas e obter respostas para quaisquer perguntas sobre ciclismo que possam estar incomodando você.

Sim, você pode conseguir preços incríveis para bicicletas online, mas para um iniciante realmente vale a pena cultivar um relacionamento com uma boa loja de bicicletas.

Além de oferecer aconselhamento técnico especializado, uma loja de bicicletas é geralmente 

o centro de uma comunidade de ciclistas, seja ela dedicada a passeios em clubes, triatlo, corrida ou mountain bike.

Encontrar a loja de bicicletas certa para você e gastar dinheiro lá é uma ótima maneira de entrar no cenário local e avançar em sua pilotagem.

Vestindo a roupa errada

Você não precisa se vestir como um membro da Avancini Racing Team para andar de bicicleta (até mesmo para fazer entregas), 

mas certas roupas realmente não funcionam muito bem a não ser que você vá ao shoping.

O jeans, por exemplo, tem costuras em todos os lugares errados, e por ser algodão fica muito frio, pesado e pegajoso se chover.

Da mesma forma que aquele clássico guarda-roupa básico, a camiseta de algodão é ideal 

para ser usada em um dia de verão, mas uma péssima ideia se o tempo estiver frio.

Vestindo roupa intima sob shorts

Roupa íntima com shorts de ciclismo é uma má combinação, e não apenas porque você terá assaduras terríveis.

O objetivo dos shorts de ciclismo é que a concha de Lycra que se move com o seu corpo 

enquanto você pedala e a almofada fica contra a sua pele para protegê-lo de atrito.

Roupas íntimas de qualquer tipo interferem nisso, adicionando costuras e pregas em lugares onde você realmente não vai querer.

Basta ir sem nada por baixo da sua Lycra e se você for muito tímido para isso, dê uma 

olhada nos shorts de mountain bike que têm um forro na parte interna confortável e acolchoado.

Atacando nas subidas

É um erro clássico de novato: a estrada sobe e você a ataca com gosto, apenas para virar a 

segunda curva e descobrir que a (há muito mais ladeira do que você esperava) suas pernas e pulmões já estão gritando.

Você esgotou suas reservas, se colocou em um débito de oxigênio e seu corpo está dizendo “Basta! 

O suficiente!” Se você tiver sorte, terá uma marcha baixa o suficiente para permitir a recuperação;

se não, pode se encontrar na beira da estrada, descansando um pouco.

O truque para as montanhas é o ritmo.

Claro, quando você estiver em forma, você pode voar até eles, mas até Avancini precisa medir seu esforço para que seu condicionamento fisiológico o leve ao cume sem quebrar.

Para iniciantes, o primeiro passo para aprender a controlar seu próprio ritmo é começar em uma marcha baixa, talvez até a mais baixa.

Gire com facilidade, respirando de forma constante e encontre um ritmo que você sinta que poderia manter o dia todo.

Quando tiver certeza de que está completamente confortável, é hora de engrenar e acelerar o ritmo.

Um monitor de frequência cardíaca pode ser uma ferramenta muito útil para medir seu nível de esforço.

Comendo errado

Andar de bicicleta precisa de combustível e seu corpo não tem um estoque ilimitado dele.

Depois de pedalar por algumas horas ou mais, você terá esgotado o glicogênio dos músculos e do fígado.

Isso pode levar à temida ‘pancada’, em que você fica tonto e cambaleando e assim precisando parar para comer.

É melhor não deixar as coisas chegarem a esse ponto, comendo pouco e frequentemente enquanto você pedala.

Leve sua comida com você.

Existe toda uma indústria de nutrição esportiva pronta para vender géis energéticos, 

bebidas e bares, ou você pode comer os alimentos normais, fornecido pelos cafés no caminho, ou frutas secas, sanduíches e coisas do tipo.

Mas é muito importante não exagerar. Uma grande refeição logo antes de um pedal 

pode deixá-lo com náuseas ao fazer qualquer esforço ou simplesmente deixá-lo lento. 

A combinação de relaxamento e barriga cheia após uma refeição no meio do passeio pode produzir a ‘síndrome pós-almoço’, em que você simplesmente sente que não consegue mais ir. 

Se você gosta de um grande almoço, não faça paradas curtas antes de um grande esforço.

Em forma

e você está em forma por causa de outro esporte, é tentador jogar-se no meio do ciclismo, aproveitando todo o seu preparo.

Mas o condicionamento físico é específico da atividade e mesmo que seu coração e pulmões estejam em boa forma, 

por exemplo, correndo, seus músculos que você usa na pedalada não estarão.

Ir direto para percorrer grandes distâncias significa que você corre o risco de lesões 

por uso excessivo e fadiga, portanto, aumente gradualmente.

Com um pouco de paciência, você logo estará muito melhor que a maioria.

Esquecendo peças sobressalentes

Você não precisa de muito para se livrar de problemas mecânicos na estrada, mas se você estiver sem o mínimo e alguma coisa der errado.

O essencial absoluto é um par de câmaras-de-ar sobressalentes, uma bomba e espatulas de pneus, tudo o que o livrará do problema mais comum, um pneu furado.

Adicione uma multi-ferramenta e você poderá apertar a maioria das coisas que podem se soltar enquanto você pedala.

Não usar protetor solar

Mesmo se estiver nublado, pode haver bastante ultravioleta penetrando e prejudicando sua pele.

Com a brisa na pele, você não vai sentir se queimando até que seja tarde demais, e é fácil andar de bicicleta por tempo suficiente para sofrer queimaduras na pele.

A resposta é creme solar com um fator de proteção solar de pelo menos 30, 

e de preferência 50.

Aplique-o generosamente 20 minutos antes de um pedal para dar tempo de atingir sua pele e complete a cada duas horas, pois o suor pode lavá-la.

Certifique-se de aplicar o bastante nas áreas que estão mais expostas do que o normal, como a nuca, e parte superior dos joelhos e assim por diante.

Pensar que vai ser fácil na frente porque é fácil no grupo

Se você acabou de entrar em um clube ou começou a andar com um pelotão, você tem muito que aprender sobre posicionamento e movimentação em uma fila de ciclistas.

Um dos erros mais comuns é pensar que girar na frente será fácil porque você não precisa trabalhar muito.

O fato é que o vácuo do ciclista da frente lhe dá uma grande vantagem.

Você faz até 40% menos esforço do que o piloto da frente, dependendo das condições.

Você pode estar pedalando livremente enquanto o colega da frente está fazendo 100% de força para manter o ritmo.

Ninguém vai ficar chateado com um novato que não aguenta puxar o pelotão girando por longas distancias na frente, 

então não se “mate” tentando fazer o que ainda não consegue por não ter condicionamento 

suficiente para terminar confortavelmente um pedal de 100 km com o seu grupo.

Outro erro comum de pilotagem em grupo é ficar na parte de trás do grupo, 

tentando ficar fora do caminho dos ciclistas mais experiente.

O problema com isso é que qualquer coisa que estique o grupo tem um efeito muito maior 

sobre os ciclistas do pelotão na parte de trás do que aqueles próximos à frente; você pode perder muita energia voltando a pegar o vácuo todas as vezes.

Muito melhor andar perto da frente, na segunda ou na terceira roda, onde você pode responder mais facilmente se o ritmo aumentar – e se ele aumentar demais peça misericórdia!

Cometeu ou encontrou algum outro erro de novato? 

Conte-nos sobre eles nos comentários.

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