Você já deve ter percebido que os pneus da sua bike tem vida útil diferente entre a roda dianteira e a traseira.
De forma que a roda traseira consome dois pneus para cada um pneu dianteiro.
Uma breve comparação com o sistema dos automóveis
Bem, nos “carros” o sistema indicado por todos os fabricantes é: Usar os pneus novos na traseira pois quando a traseira escapa, é mais difícil de segurar já que na frente nós contamos com dois apoios e a direção para ajudar.
Pontos de apoio da bike
Porem na bicicleta é ao contrário, só temos um ponto apoio na dianteira. E se nós perdermos esse, a bike vai sair de frente e o nosso rosto servirá de “apoio”, ou seja, é queda na certa. E isso não é nada bom.
Onde o pneu mais novo deve ficar?
Portanto, sabendo dessa possibilidade, é logico que os pneus novos devem ficar na roda dianteira a fim de preservar a nossa segurança.
Pneu meia vida
Quando o primeiro pneu traseiro chegar ao fim, é hora de comprar um novo e só então fazer o rodizio pondo o que ainda está bom estado na traseira e o novo na dianteira tornando ainda a sua bicicleta mais segura.
Tração comprometida
Com essa configuração nos temos pneus 100% na dianteira e 50% na traseira o que não compromete em nada a tração pois isso vai depender da técnica da pedalada em regiões de cascalhos e lamacentas, e aliados a isso a calibragem de pneus logicamente
Os 6 melhores pneus de mountain bike de 2022
Seus pneus de mountain bike estão literalmente onde a borracha atinge a estrada.
Eles são o único ponto de contato entre sua bicicleta e qualquer trilha que você esteja pedalando. Como tal, a sua escolha de pneus é muito importante.
A melhor bike do mundo não vai se sentir bem com pneus qualquer pneu.
Mas há tantas opções de pneus no mundo, cada um com uma característica única de solo, composto de borracha, carcaça e largura.
E assim pode ser difícil descobrir quais são os melhores pneus de mountain bike para sua bicicleta.
É por isso que reunimos este guia para os melhores pneus de mountain bike do mercado, para remover as suposições para você.
Estas são as nossas principais escolhas para pneus de mountain bike polivalentes que estão prontos para enfrentar um pouco de tudo.
Mas mesmo entre este grupo dos “melhores” pneus que encontramos, cada pneu ainda tem seus próprios pontos fortes e fracos.
Por isso, praticamente a metade dos pilotos prefere escolher qual pneu vai usar em cada uma das rodas, além de incluir uma tabela de diâmetros e larguras, disponíveis para cada pneu.
Portanto, pare de se contentar com tração ruim – sua bicicleta merece os melhores pneus de bicicleta para as trilhas que você frequnta.
- Maxxis Minion DHF
- Maxxis Minion DHR II
- Schwalbe Magic Mary
- Schwalbe Nobby Nic
- Trilha Vittoria Mazza
- Maxxis Assegai
Maxxis Minion DHF
A série de pneus “Minion” da Maxxis tornou-se quase sinônimo da categoria de pneus de alta tração e agressivos que podem lidar com tudo, desde trilhas até corridas de DH.
Entretanto o DHF é designado como um pneu específico para a frente, é o que o “f” significa.
É um pneu de rolamento rápido e curvas duras, que funciona bem em tudo, desde trilhas de fluxo rígido até loamers soltos.
Maxxis Minion DHR II
O Minion DHF é um dos melhores pneus de mountain bike que você pode escolher.
Entretanto, ele é considerado o pneu mais versátil desta lista e muitas pessoas preferem usá-lo como um pneu apenas dianteira da bike.
No entanto, a mesma quantidade de pilotos usam um DHF dianteiro e traseiro.
Isso porque ele rola um pouco mais rápido que o Minion DHR II, enquanto sacrifica apenas um pouco de tração de subida e frenagem.
Uma combinação comum é usar um DHF de 2,5 ”de largura na frente, com um DHF de 2,3” de largura na parte traseira
Magic Mary
O Magic Mary é um pneu agressivo que oferece muita tração em terrenos íngremes e retorcidos.
Entretanto ele é forte nas curvas e na frenagem, eliminando lama e sujidade facilmente quando as condições ficam húmidas.
No entanto, ele não rola tão suavemente quanto algumas das outras opções disponíveis.
Se você está procurando pneus rápidos e flexíveis para passeios suaves em trilhas rígidas, o Magic Mary não é a melhor escolha
Nobby Nic
Se você já experimentou o antigo Nobby Nic, deve experimentar a versão mais recente.
A nova versão é considerada o pneu mais versátil do mercado e pode ser usado em uma ampla variedade de condições.
Embora seja raro ver pilotos de XC a DH usando o mesmo pneu na frente de seus equipamentos, o padrão de piso do Nobby Nic permite que ele seja usado em uma ampla variedade de condições.
Para os pilotos mais focados na eficiência, o Nobby Nic é uma ótima opção como pneu dianteiro, com um pneu menos agressivo na traseira.
Já os ciclistas de enduro e downhill que gostam de forçar seus limites nas descidas apreciarão a combinação de Nobby Nic na frente e atrás.
O Nobby Nic se destaca em uma ampla variedade de condições e oferece tração previsível para volta após volta.
Trilha Vittoria Mazza
A Vittoria projetou o Mazza como um pneu agressivo que se destaca em uma ampla variedade de condições.
E essa filosofia de design não é apenas evidente no piso volumoso e com lamelas pesadas.
Na verdade, muito do que torna o Mazza tão especial não é visível a olho nu.
Entretanto, a Vittoria usa quatro compostos de borracha diferentes no Mazza para dar a combinação perfeita de aderência e durabilidade.
E eles usam borracha com infusão de grafeno que ajuda a diminuir a resistência ao rolamento e melhorar a durabilidade.
Tudo isso resulta em um pneu que inspira confiança na frente ou na traseira de sua bike, independentemente das condições da trilha.
Claro, existem pneus melhores específicos para lama e pneus para condições secas de rolamento mais rápido, mas se você quiser um pneu que oferece muita tração, não importa o que as trilhas coloquem para você, o Mazza é sua melhor escolha.
Fonte: Bike Magazine
Maxxis Assegai
Enquanto o DHF e o DHR II são pneus quase lendários que vêm vencendo corridas há muitos anos, o Assegai é um recém-chegado à linha Maxxis.
O pneu Assegai é um pneu de bicicleta projetado pela Maxxis.
Ele foi projetado para fornecer tração em terrenos técnicos e robustos.
É um pneu relativamente novo na linha Maxxis e é conhecido por sua tração excepcional em terrenos difíceis
O Assegai como um dos melhores pneus de mountain bike do mercado.
Ele tem um dos padrões de cravos mais agressivos do mercado e grande parte de seu poder vem de seus cravos de curva.
Além disso, ele mantém sua própria frenagem ou escalada em terrenos soltos.
Para a maioria das pessoas, o Assegai funciona melhor como pneu dianteiro, muitos pilotos não precisam da tração travada que o Assegai fornece como pneu traseiro.
Mas para aqueles que procuram o máximo de aderência que podem encontrar, este é um dos melhores pneus de mountain bike que você pode escolher.