Qual a velocidade média de uma mountain bike?

Você acha que as bicicletas de montanha são mais lentas do que outros tipos de bicicletas? 

Sim, você está totalmente certo, mas em quanto?

Uma vez que este tipo de bicicleta é usado por muitos ciclistas para diferentes usos, como turismo, deslocamento e bikepacking, é claro que iremos terminar com muitas perguntas sobre a velocidade que são importantes para todos nós.

Acho que há muito a ser abordado sobre a velocidade da mountain bike.

Portanto, neste artigo, tentaremos responder às perguntas mais frequentes do público sobre a velocidade da mountain bike, o que afeta sua velocidade e por que não torná-la mais rápida!

Qual é a boa velocidade média de mountain bike?

Em geral, para um ciclista médio, 17 mph é considerada uma boa velocidade média para uma mountain bike na estrada, enquanto nas trilhas a velocidade pode cair drasticamente para 14 mph devido às difíceis condições de pilotagem nesses caminhos.

Quão rápido as bicicletas de montanha podem ir nas estradas?

Com uma potência de saída de 300 watts, uma mountain bike em uma superfície de estrada super plana pode ir até 23 mph; quando a inclinação aumenta para 5%, a velocidade pode cair drasticamente para 12,4 mph devido ao efeito do peso.

Velocidade média de mountain bike por gráfico de potência (exemplo)

A tabela abaixo é um conjunto de dados da velocidade média pela potência gerada por um piloto de 70 kg em uma mountain bike de 12 kg:

Velocidade média de mountain bike por gráfico de potência

O que torna as bicicletas de montanha lentas?

Provavelmente você está perguntando por que as mountain bikes são lentas, talvez você esteja pensando que o peso é o que as torna tão lentas.

Sim, é verdade que as bicicletas de montanha são conhecidas por serem mais pesadas do que outros tipos, mas na verdade o peso é um único fator de um conjunto de fatores que afetam a velocidade durante a condução.

Aqui está o que está retardando ou resistindo enquanto você anda de bicicleta:

  • Gravidade (peso).
  • Aerodinâmico.
  • Resistência ao rolamento do pneu.

Sim, o peso torna uma mountain bike mais lenta, mas é outros fatores!

A enorme diferença de velocidade é composta pela aerodinâmica.

As bicicletas de montanha têm guidões largos e frente alta, essas configurações criarão uma aera frontal maior contra o vento enquanto você dirige.

Sim, o peso torna uma mountain bike mais lenta, mas é outros fatores!

A enorme diferença de velocidade é composta pela aerodinâmica.

As bicicletas de montanha têm guidões largos e frente alta, essas configurações criarão uma aera frontal maior contra o vento enquanto você dirige.

A ÁREA FRONTAL DO CONDUTOR É O CORPO E A SUPERFÍCIE DA BICICLETA É ATIRADA AO VENTO DIRETAMENTE DURANTE A CONDUÇÃO, MEDIDA EM M², QUANDO A SUPERFÍCIE FICA MAIOR, A RESISTÊNCIA SE TORNARÁ MAIOR, ESPECIALMENTE EM VELOCIDADES MAIS ALTAS

A área frontal para um mountain bike é de 0,6m², enquanto para um roadie é de 0,4m², pode parecer uma pequena diferença, mas pode criar uma lacuna de 3,1 mph na potência de 300 w.

QUANDO A VELOCIDADE AUMENTA, A RESISTÊNCIA DO AR TAMBÉM AUMENTA DE FORMA EXPONENCIAL.

Ao contrário da aerodinâmica relacionada à velocidade do piloto, a resistência ao rolamento do pneu pode ser constante.

A resistência ao rolamento está relacionada ao peso total, ao terreno de uso e ao próprio pneu. 

Ao contrário dos pneus de estrada, os pneus de mountain bike são conhecidos por serem largos e ter um padrão rígido, as principais diferenças criarão maior resistência à força de rolamento e, portanto, tornar a bicicleta mais lenta.

De volta ao peso.

O peso médio de uma mountain bike é de 12kg ou 26,4 libras, o peso tem seu efeito de resistência apenas quando o grau da estrada é> 0%.

Por exemplo, uma bicicleta de montanha em comparação com uma bicicleta de estrada.

As bicicletas de montanha podem ser 15% mais lentas do que as bicicletas de estrada em terrenos super planos, quando em uma escalada de 5% a montanha pode ser mais lenta em 12,7%, o principal fator é a aerodinâmica.

O que torna a mountain bike mais lenta é principalmente a aerodinâmica mais o peso e a resistência ao rolamento do pneu.

Como tornar a mountain bike mais rápida

Se você está perguntando como tornar sua mountain bike mais rápida, aqui o que você pode fazer.

Falamos anteriormente sobre o que desacelera uma mountain bike, então você pode trabalhar para melhorar esses fatores para ganhar um pouco de velocidade.

Para aerodinâmica.

Você pode trabalhar em sua flexibilidade para definir uma posição mais aerodinâmica, abaixando a extremidade dianteira e elevando a altura do selim. Você também pode estreitar o guidão para obter ganhos marginais.

Além disso, reduzir o peso da bicicleta diminuirá a resistência ao rolamento do pneu e a gravidade nas subidas.

Para a resistência ao rolamento do pneu, a atualização para pneus de boa qualidade causará uma grande melhoria.

A maioria dos pneus usados por mountain bikes tem pelo menos 40 watts de resistência

Atualizar para um Schwalbe Big One LiteSkin PaceStar, que tem a menor resistência ao rolamento, 19,1 watts, em comparação com um pneu comum, é uma grande dificuldade.

Uma rápida recapitulação.

Aqui está o que você pode fazer para tornar sua mountain bike mais rápida:

  • Tenha uma posição mais aerodinâmica.
  • Atualize para um pneu de baixa resistência ao rolamento.
  • Reduza algum peso.

Velocidade da mountain bike em outros terrenos

As bicicletas de montanha podem ser uma ótima opção para andar em vários terrenos como asfalto, cascalho, pavimento etc.

A velocidade de pilotagem nesses terrenos irá variar, cada superfície tem o que é chamado de coeficiente de resistência ao rolamento que afeta a resistência ao rolamento e, portanto, a velocidade.

A tabela abaixo mostra o coeficiente de resistência ao rolamento em diferentes superfícies:

A velocidade resulta em 150 w de potência em terreno plano:

Ao observar os resultados de velocidade, pode parecer que as lacunas de velocidade em terrenos diferentes não são muito grandes.

Mas em longas distâncias, essas pequenas lacunas podem fazer uma grande diferença se estivermos falando de um passeio de bicicleta de mais de 2 horas.

Velocidade de mountain bike na estrada x trilhas

Por algum motivo ou apenas por curiosidade, muitos ciclistas querem colocar as mountain bikes em uma comparação de velocidade entre estradas e trilhas.

A resposta rápida é que o mountain bike é 7% mais rápido na estrada em comparação com as trilhas.

Mas olhando para o mundo real.

As mountain bikes podem ser significativamente mais lentas em trilhas onde há muitas condições de pilotagem difíceis, como lama escorregadia, muitos solavancos e buracos funcionando ou resistindo e diminuindo a velocidade o tempo todo.

Quanto a mountain bike é mais lenta nas subidas

A maioria dos efeitos do peso aparecem quando a nota começa.

Para ilustração de diferença de velocidade, as tabelas abaixo mostram a velocidade média para mountain bike e outros tipos.

Na nota de 5%:

Na nota de 10%:

A suspensão desacelera uma mountain bike

Mountain bikes vêm pelo menos com suspensão dianteira / garfo, enquanto outras têm amortecedores traseiros chamados de suspensão total.

Esses componentes são ótimos para saltos difíceis e confortáveis, mas quando se trata de velocidade, eles podem atuar como travas.

As suspensões são feitas e projetadas para observar cargas extensas e potência aplicada, essa força aplicada pode ser gerada por um salto ou batendo em um buraco.

Mas o mais importante é que o garfo pode observar a força do pedalar quando está destravado. 

Em terrenos difíceis como estradas, o garfo trabalha muito para observar a força de pedalada, causando uma perda de força transmitida à roda traseira.

Conclusão 

Quer pretenda comprar uma bicicleta nova ou apenas pretenda ganhar mais velocidade com a atual.

Compreender os aspectos da velocidade de certos tipos de bicicletas certamente o ajudará em comparações futuras.

Para uma bicicleta de montanha.

Pode-se dizer que é mais lento em comparação com outros tipos, mas às vezes essas margens são pequenas.

Pode ser importante se você vai fazer viagens longas, como empacotar bicicletas ou passear, onde essa pequena margem significa dezenas de quilômetros mais rápido.

Mas se você é um ciclista de fim de semana que quer passar bons momentos nas trilhas, a velocidade pode não ser tão importante para você quanto o conforto.

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